3 dicas para fazer uma Carta de apresentação para aprendiz

A carta de apresentação possui bastante relevância no momento de procurar um emprego, inclusive se ele for para jovem aprendiz.

O documento pode ser encarado como num resumo do currículo, mas no qual o candidato conta um pouco também dos seus interesses, do que ele espera ao conseguir aquela vaga e das suas motivações.

A maioria dos sites de emprego permite que o candidato inclua uma carta de apresentação e também é possível manda-la quando se realiza a candidatura por e-mail.  Porém, como ela é opcional, acaba sendo ignorada por muitos.

É justamente por isso que apostar em uma carta de apresentação bem-feita é um diferencial para os jovens aprendizes e essa escolha pode facilitar o seu avanço no processo seletivo. 

O que se pode colocar na carta de apresentação?

Na carta, o candidato deve explicar em qual série está e que tipo de vivência tenha em projetos escolares, sociais, etc.

Citar a sua participação em cursos extracurriculares também é positivo e é recomendado mencionar quando se tem certificado desses cursos.

Na carta de apresentação para jovem aprendiz, dizer quais são os seus objetivos e o motivo pelo qual se quer a vaga conta bastante e, geralmente, os recrutadores gostam quando o candidato demonstra que, além, do interesse no salário, também busca a experiência.

O que não colocar na carta de apresentação?

Não é preciso colocar nenhum dado específico na carta de apresentação, por exemplo: nome da escola onde estuda ou das instituições onde fez algum curso profissionalizante.

Outra coisa que o candidato a aprendiz também não precisa colocar na carta de apresentação é o número dos seus documentos ou quanto ele gostaria de ganhar. Inclusive porque a bolsa auxílio dos jovens aprendizes é reduzida.

Revisar a carta de apresentação é primordial

A carta de apresentação não pode ser enviada pelo jovem aprendiz sem uma revisão e, por ele ainda ser estudante, é indicado que um adulto faça isso (se possível, um professor).

Ressalta-se que a forma de saudar o gestor de RH é sempre “Prezado”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *