Adicional Noturno Conheça o Direito do Trabalhador

Trabalhar de noite pode render um salário maior por conta do adicional noturno. Um valor pago ao trabalhador que exerce sua atividade entre as 22 horas de um dia a 5 horas do dia seguinte.

O profissional que cumpre essa jornada tem direito a receber uma compensação é oferecida por uma conta que transforma o trabalho de sete horas de trabalho em 8 horas de trabalho.

Mas há muitas perguntas não respondidas sobre esse direito trabalhista, por isso vamos te falar sobre esse ganho extra que toda empresa é obrigada a pagar.

Perguntas Respondidas Sobre Adicional do Período Noturno

Vai trabalhar no período da noite e quer saber se terá direito ao adicional noturno?

Então saiba que todo trabalho prestado durante a noite é considerado noturno, longo terá remuneração superior ao diurno.

Quem garante isso é a Constituição Federal e não pode ser violada pelo empregador.

Se você muda de turno passa ganhar o adicional noturno sim. Mas preste atenção: essa regra só vale para quem sair do turno diurno e ir para o noturno. O passo contrário fará com que o trabalhador perca o benefício.

Outra pergunta comum é sobre a contagem de horas no trabalho noturno que é diferente.

Adicional Noturno Direito do Trabalhador

Pela CLT, cada hora trabalhada no período noturno é computada como 52 (cinquenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos.

Logo, o profissional trabalha com uma redução da hora e não sofre perdas em seu salário. São sete horas de trabalho, porém são oito horas recebidas.

A remuneração do adicional noturno é de 20% a mais sobre a hora diurna. Para atividades rurais, porém, esse percentual é de 25% sobre a remuneração normal, o que é vantajoso para o trabalhador.

Qual é o Período Noturno Definido Pela Lei?

É importante esclarecer que não basta trabalhar de noite, tem que cumprir o horário previsto em lei para receber o adicional noturno. Esse horário é entre as 22 horas e as 5 horas da manhã.

Apenas na atividade rural é que a contagem do horário é diferenciada, na lavoura, por exemplo, é contado o período entre as 21 horas e as 5 horas do dia seguinte.

Já na pecuária, o adicional noturno é pago a quem trabalha das 20 horas ás 4 horas do dia seguinte.

Quem entra antes das 22 horas e sai antes ou depois das 5 horas tem direito sim a receber o adicional noturno, porém será proporcional a essas horas.

Ou seja, quem entre as 19 horas de um dia e sai às 7 horas do dia seguinte, receberá apenas o adicional pelo trabalho das 22 horas às 5 horas.

Se você entra às 24 horas e sai às 6 horas, receberá só até as 5 horas, pois a última hora já é considerado trabalho diurno.

E fique por dentro sobre seus direitos nos trabalhos que podem te oferecer riscos.

Como Calcular o Valor Do Adicional

Para saber quanto irá ganhar de adicional noturno você terá que saber primeiro quanto ganha por hora.

Isso é feito dividindo o seu salário pela quantidade de horas trabalhadas no mês.

Após encontrar este valor, você tem que subtrair 50% que é o valor pago pelo adicional.

Assim você saberá quanto é o valor adicional. Depois disso, multiplique o valor pela quantidade de horas noturnas trabalhadas.

Em muitas empresas esse horário diferenciado vem anotado no holerite, mas você pode verificar se está correto aprendendo a calcular o adicional noturno.

You May Also Like

About the Author: admin2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *