Agendamento para Tirar Carteira de Trabalho e Onde Retirar

Tirar a Carteira de Trabalho deve ser uma preocupação para todos os brasileiros que estão com 14 anos ou mais.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento importante na vida do trabalhador, é nela que serão registradas as suas experiências profissionais.

Com o registro em carteira, o trabalhador tem todos os benefícios da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) garantidos como salário mensal, férias, 13º e outros.

Como Agendar sua Carteira de Trabalho

A CTPS é um documento gratuito que pode ser solicitado nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego espalhadas pelo Brasil.

Também é possível tirar Carteira de Trabalho em gerências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em agências do mesmo órgão ou até em postos como o Poupa Tempo que atende todo o Estado de São Paulo.

Para tirar Carteira de Trabalho é preciso seguir algumas condições como você pode anotar:

  • Ser brasileiro ou naturalizado;
  • Ter no mínimo 14 anos;
  • Ter RG original e sem rasuras;
  • Comprovante de endereço com CEP;
  • CPF;
  • Comprovação de Estado Civil;
  • Ter uma fotografia original (caso o órgão não tenha sistema digital de fotografias).

Agendamento para Tirar Carteira de Trabalho

Muitos desses órgãos de emissão de CTPS permitem o agendamento online, consulte as regiões da sua região e veja como você deve proceder para tirar Carteira do Trabalho.

E o documento fica pronto na hora, de forma simples e rápida. Não é necessário marcar um novo horário para buscar a carteira.

Basta levar os documentos necessários no dia marcado e sair de lá com sua carteira pronta para conquistar um trabalho registrado e desfrutar dos seus benefícios.

Para Que Serve A Carteira De Trabalho

A CTPS é um documento oficial, individual e intransferível. Seu uso é obrigatório apenas na hora da contração e rescisão de contratos trabalhistas.

Sua principal função é provar a relação de trabalho entre o portador e a empresa que o contratou.

Mas ao tirar Carteira de Trabalho o indivíduo também consegue ter registrado todas as cláusulas importantes sobre o contrato de trabalho, como a função que exerce, a remuneração que recebe, a quantidade de horas trabalhadas e mais.

E não é só isso, é na Carteira de Trabalho também que são registrados a participação no fundo especial PIS e todos os dados relevantes para a Previdência Social.

São com os registros da CTPS que são feitos os cálculos de anos de contribuição para a aposentadoria, por exemplo, e é através dela também que se pode dar entrada em benefícios sociais como o seguro-desemprego.

Tirar Carteira de Trabalho é importante para essas ações e muitas outras.

Está sem seu Currículo ? Entenda como fazer o seu grátis.

Como Tirar 2ª Via da Carteira de Trabalho

Agora se você precisa tirar a segunda via da Carteira De Trabalho o procedimento é um pouco diferente.

Você precisa portar um boletim de ocorrência para justificar o pedido caso o motivo seja por furto, roubo, perda ou extravio do documento.

Além do boletim, todos os documentos de identificação e comprovação de endereço devem ser levados até o posto do MTE.

Agora se você precisa de uma nova Carteira de Trabalho por inutilização ou danificação do documento, é preciso levar a carteira antiga até o posto junto com seus documentos para solicitar uma nova.

E tem mais: para comprovar as experiências anteriores, o trabalhador terá que ir até a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego para conseguir os registros.

You May Also Like

About the Author: admin2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *