Ajuda de Custo: Quem Tem Direito ao Benefício

Um dos benefícios trabalhistas que gera muitas dúvidas é a ajuda de custo. Aliás, o que vem a ser este benefício? Quem tem direito de receber?

Para te explicar mais sobre esse assunto, responderemos essas e outras questões neste artigo que irá te ajudar a entender melhor.

Quem sabe assim você poderá reclamar com sua empresa para passar a receber, ou então verificar que há necessidade de entrar com um processo trabalhista e cobrar os seus direitos.

O Que é Ajuda de Gastos

A ajuda de custo é um benefício trabalhista dado obrigatoriamente a todo profissional que for trabalhar em localidades diversas ao endereço que está no contrato.

Um exemplo claro para este pagamento é de uma secretária contratada para trabalhar na sede da empresa, mas que periodicamente precisa se deslocar para participar de reuniões em outras empresas do grupo.

Essa pessoa terá por direito a ajuda de custo, um valor que suprirá para pagar as despesas desses deslocamentos.

Mas é preciso deixar claro: só é obrigatório pagar este benefício quando o funcionário tiver que cumprir trabalho em locais diferentes do endereço onde ele foi contratado.

Ajuda de Custo Quem Tem Direito

Empresas que mudam de endereço também são obrigadas a pagar a ajuda de custo, uma garantia que está na lei e que deve ser cumprida.

Se você trabalha em um bairro e a empresa se mudou para outro, terá que te dar a ajuda de custo que venha a suprir as necessidades desse deslocamento extra.

Porém, esse tipo de benefício não deve ser habitual, ou seja, ele será pago por um período e não poderá ter descontos nele.

Ajuda de Gastos x Diárias de Viagem

Quem trabalha e precisa viajar a trabalho não deve receber a ajuda de custo, mas sim as diárias de viagem. Esse benefício visa reembolsar o trabalhador pelos gastos realizados na viagem.

Mas para receber esse reembolso o trabalhador precisa ter os comprovantes de todas as despesas como transporte, hospedagem, alimentação e etc.

Apresentando esses comprovantes, a empresa tem por obrigação ressarcir o empregado dos gastos que ele teve. Caso os gastos excedam 50% do valor do salário, ele passará a ser pago mensalmente como remuneração.

As diárias de viagem não podem ser confundidas como ajuda de custo, fique atento para esses detalhes: as diárias de viagem podem ser somadas ao salário mensal, a ajuda de custo não.

Sem contar que uma é oferecida apenas para o empregado que precisa viajar para outras cidades, estados e países. Enquanto que a ajuda é um benefício temporário para empresas que mudaram de endereço ou que colocarem seus funcionários para trabalhar em um local diferente do que está no contrato.

Entenda se você tem o direito de receber o FGTS aqui.

Entenda Seus Direitos Trabalhistas

Muitas pessoas não conhecem seus direitos trabalhistas e, por isso, acabam perdendo dinheiro e tirando do bolso o que a empresa é obrigada por lei a pagar.

Quanto mais você conhecer o que deve ou não receber, mais preparado estará para entrar em contato com a empresa e exigir os seus benefícios.

Se você está tendo que se descolar para empresas que não estejam no endereço pelo qual você foi contratada, peça a ajuda de custo. O mesmo vale para empresas que se mudaram que devem dar a ajuda de custo por um determinado tempo para que o funcionário possa ir até o novo endereço.

Agora se você viajar a trabalho com frequência, exija as diárias de viagem guardando todos os comprovantes para solicitar o reembolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *