Alistamento Militar Onde e Quando se Alistar

O alistamento militar é um ato obrigatório para homens com idade entre 17 e 18 anos.

O ato deve ser feito entre o dia 1º de janeiro e 30 de junho do ano em que o jovem for completar 18 anos.

Ou seja, o jovem que nasceu em 2005 terá o primeiro semestre de 2017 para se alistar.

Mulheres também podem se alistar, porém não são obrigadas a participar do Serviço Militar.

Caso queiram, podem ingressar nas Forças Armadas através da prestação de concurso público.

Onde é Feito o Alistamento 

Desde 2016 está disponível o alistamento militar através da internet, porém apenas nove estados possuem essa facilidade:

Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Santa Catarina e Sergipe.

Moradores de outros estados devem procurar a Junta do Serviço Militar mais próxima de sua casa para então se apresentar.

E não se esqueça: ao se apresentar é preciso pedir a declaração que comprava que o jovem compareceu e se apresentou para o alistamento militar.

Com este documento é possível justificar a sua falta no trabalho ou escola e ainda realizar outras atividades como conseguir um trabalho novo ou entrar para a faculdade, por exemplo.

Alistamento Militar

Se você irá fazer o alistamento militar pela internet é preciso ter apenas o CPF e um desses documentos: Certidão de Nascimento ou RG.

Agora para o alistamento na  Junta de Serviço de Militar mais próxima é preciso levar um documento de identidade (RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte), Comprovante de residência e uma foto 3×4.

Com esses documentos você já consegue cumprir suas obrigações legais e aguardar então para saber se será ou não chamado.

Agendamento Receita Federal Saiba Como Agendar Atendimento.

O Que Acontece Se Você Não Se Alistar

O alistamento militar é obrigatório e o jovem que não o faz precisa pagar uma multa no valor de R$ 3,71.

Mas não é só isso, fugir do compromisso de se alistar faz com que o jovem perca uma série de coisas, como o passaporte, caso ele tenha.

Outra sanção para o jovem que não se alistou no serviço militar é não poder se matricular no ensino superior, não assumir cargo público, não conseguir registro de diploma em profissões liberais e etc.

Por ser obrigatório, o jovem não pode adiar o alistamento.

Quem não comparecer ou fazer a inscrição pela internet no ano que completa 18 anos já está irregular e precisa comparecer à Junta do Serviço Militar para realizar o alistamento militar.

Todos os anos cerca de 100 mil jovens são chamados para servir nos três ramos das Forças Armadas que são: Aeronáutica, Exército e Marinha.

Esteja em dia com seu dever cívico, não perca o prazo de se alistar nas Forças Armadas.

O que Acontece com Quem faz o Alistamento

Nem todos os jovens que fazem o alistamento militar entram para as Forças Armadas.

Apenas quem for convocado para cumprir o serviço militar deve fazer o processo seletivo passando pela Seleção Geral onde são realizados testes diversos para conhecer a saúde física dos candidatos.

Quem estiver matriculado em uma faculdade de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária pode pedir o adiamento de incorporação, o mesmo pode ser feito em outras situações, mas com a condição de que o jovem assuma na próxima turma.

No site do governo federal você pode tirar todas as suas dúvidas a respeito do alistamento militar, inclusive descobrir os postos da Junta mais próximo de você ou realizar o alistamento pela internet.

You May Also Like

About the Author: admin2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *