Como Converter Currículo em Word para PDF e PDF para Word

Você sabia que mais de 62% dos candidatos brasileiros usaram o formato PDF para salvar e enviar currículos? Para saber como converter currículo Word em PDF e o contrário você precisa ler este artigo.

Lembrando que não há regras de qual formato é obrigatório, tanto é que a mesma pesquisa afirma que 70% dos candidatos utilizam o documento em Word.  A questão na hora de escolher o formato do currículo pronto é puramente por gosto ou, em alguns casos, pela escolha da empresa.

Qual as Vantagens do PDF e do Word

Candidatos que nunca tiveram currículo em PDF podem se perguntar se vale apena fazer a conversão do documento e se será mais prático ou não utilizar  PDF como versão original para enviar o currículo profissional por e-mail.

Há prós e contras de utilizar esse formato de documento, sendo que as principais vantagens é ter um currículo pronto que não poderá ser alterado por outra pessoa.

O formato PDF “fecha” o seu documento, ou seja, não é editável como o Word. No Word a pessoa que receber poderá abrir e fazer anotações no documento ou até mesmo mudar as informações dele.

Como Converter Currículo

Já no PDF não é possível, por isso muitos candidatos preferem saber como converter currículo para este formato. Ao mudar seu currículo de Word para PDF você tem as seguintes vantagens: mantêm as configurações salvas, as informações, as fontes e o estilo do currículo.

Já a desvantagem é que nem todos os computadores podem ter o sistema Adobe Acrobat Reader que é o programa que abre os documentos em PDF. Nesses casos, o Word é muito mais vantajoso por ser aberto facilmente na maioria dos computadores.

Como Converter o Currículo Word Para PDF

Entre as opções mais simples de como converter currículo é utilizando o seu próprio programa de Word, mas essa opção só é válida para quem possui as versões mais recentes do Pacote Office como o Pacote Office 2016.

O passo a passo para converter Word em PDF é o seguinte: abra seu currículo no Word, clique em Arquivo > Exportar > Criar PDF/XPS. O programa avisa que a exportação preserva o layout do documento, a formatação, as fontes e imagens. E o melhor de tudo, o processo é totalmente gratuito.

Mas se sua versão do Word não tem como converter currículo para PDF você pode utilizar sites que fazem o processo de forma gratuita e totalmente online.

Um deles é o SmallPDF.com que é bem simples de usar e não cobra taxas de utilização. Com ele você pode converter qualquer tipo de documento em Word para PDF.

Outras Alternativas são os programas: iLovePDF e WordToPDF que trabalham no mesmo sistema online e gratuito para converter currículo e qualquer outro documento que você desejar.

Transformar PDF em Word

Caso o seu currículo tenha sido salvo em PDF e você quer transformá-lo em Word o processo será o contrário utilizando sites parecidos.

Podemos indicar os sites PDFtoWord.com/pt, o PDF2Doc.com/pt e o próprio SmallPDF.com que também pode ser utilizado por quem quer ter uma forma de como converter currículo em PDF para Word.

Seja qual for o formato que você enviar, saiba que a empresa irá avaliar o conteúdo do documento. Tenha sempre uma cópia atualizado do seu currículo profissional para enviar quando surgir uma vaga.

Deixe um comentário