Como Emitir Certidão de Antecedentes Criminais

A Certidão de Antecedentes Criminais é um documento que informa a existência ou a não existência de registros criminais em seu nome.

Muitos processos seletivos, de carreira pública ou emprego na iniciativa privada, solicitam esse documento.

O objetivo é identificar se a pessoa tem ou não pendências jurídico-criminais atuais. Esse dado pode servir para inúmeros fins.

O atestado de antecedentes criminais é emitido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) e pode ser acessado pela internet.

Antecedentes Criminais pela Internet

Por muito tempo quem precisava apresentar a Certidão de Antecedentes Criminais tinha que se dirigir até uma agência do IIRGD ou procurar serviços como o Poupa Tempo.

Apenas esses postos eram credenciados para emitir o documento que mostraria se o cidadão tem ou não tem pendencias com a justiça.

Mas agora você pode solicitar e imprimir o seu atestado pela internet, precisando apenas do número do RG.

Dessa forma fica muito mais fácil e rápido pegar esse documento e leva-lo para a empresa que solicitar.

Emitir Certidão de Antecedentes Criminais Pelo Site da PF

A internet tem facilitado uma série de serviços, inclusive esse tornando o acesso a esses documentos muito mais simples e rápido.

Mas é preciso ficar atento para saber em seu estado qual é o órgão responsável pela emissão via internet da Certidão de Antecedentes Criminais.

Em São Paulo, por exemplo, o órgão responsável é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) que tem em seu site um link exclusivo para a impressão desses documentos.

Verifique nos órgãos do governo de seu Estado qual é o responsável pela emissão desse documento ou se preferir acesse diretamente o site da Polícia Federal.

Você tem direito a ajuda de custo? 

Tirar Atestado no Site a PF

A Certidão de Antecedentes Criminais pode ser tirado através do site da Polícia Federal.

Para isso você deve acessar a área de “Emissão” disponível no link que forneceremos abaixo deste artigo.

Nesse link abrirá uma página pedindo algumas informações sobre você:

Nome completo, nome dos pais, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, número do passaporte (se tiver), documento de identificação (RG), órgão emissor, UF e CPF.

Ao preencher tudo você poderá clicar em “Pesquisar” e então terá o resultado do seu atestado de antecedentes criminais.

A impressão desse documento é simples e ele virá com a data da consulta.

Pela internet só é possível emitir os atestados que o resultado for “nada consta”, ou seja, que o cidadão não tem pendências jurídico-criminais atuais.

Caso haja algum resultado diferente que venha a apontar pendências, você deve procurar a um dos postos de emissão mais próximo.

E não fique desesperado se não tiver nenhum registro, e não conseguir o atestado. Muitos casos de homônimos podem prejudicar a emissão da certidão de antecedentes criminais.

Validade do Atestado de Antecedentes Criminais

Se você tem um atestado antigo, ele perdeu a validade.

A certidão de antecedentes criminais vale por apenas 30 dias contados da data de emissão.

Após esse período o cidadão, se for solicitado, deverá imprimir um novo documento seguindo todos os passos que listamos no site da Polícia Federal.

Se optar por tirar pessoalmente em um dos postos credenciados, é necessário estar com o RG original e uma cópia e ainda com um requerimento para atestar o preenchimento.

Esse requerimento é oferecido no atendimento do órgão que você escolheu como o Poupa Tempo ou as agências do IIRGD.

Para emitir a certidão no site da PF clique aqui http://www.pf.gov.br/servicos-pf/antecedentes-criminais

Deixe um comentário