Como fazer um currículo de Aprendiz – Modelo

Os currículos são sempre o abre-alas para qualquer pessoa conseguir uma vaga de emprego: por meio desse documento inicial, os recrutadores podem ter a sua atenção despertada ou, pelo contrário, descartarem aquele trabalhador de imediato.

Os recrutadores têm um nível de exigência mais brando no caso dos processos seletivos de jovens aprendizes porque, naturalmente, estes não possuem experiência e nem mesmo acabaram a educação básica.

Porém, isso não é motivo para não se apresentar um currículo bem estruturado, com informações que realmente atraiam o gestor de RH.

 

1 – Valorizar projetos acadêmicos

Os jovens aprendizes ainda estão na educação básica, ou seja, estão entre o ensino fundamental II e o ensino médio. Por isso, os estudos são o foco e é preciso valorizar no currículo todo tipo de participação em eventos escolares, como premiações em campeonatos, etc.

Candidatos a aprendizes que praticam algum esporte em torneios escolares e que têm boas colocações podem usar essa informação também.

Apesar de não se tratar de uma atividade profissional, ajuda a demonstrar espírito de equipe.

É sempre bom dizer que quanto menos notas vermelhas houver no histórico, melhor.

2 – Indicar no currículo cursos profissionalizantes feitos

Muitos estudantes complementam a sua formação com cursos de Informática ou de idiomas e os candidatos a aprendiz devem colocar tudo isso no currículo, ainda que o curso esteja em andamento.

Cabe lembrar que os cursos de extensão e os cursos livres que estão na Internet podem ser usados também.

3 – Valorizar projetos sociais e voluntariado

É claro que poucos candidatos a jovens aprendizes têm algo para colocar na área de experiência profissional, mas muitos realizam trabalho voluntário ou participam de algum projeto social em suas igrejas ou ONGs.

Todas essas atividades podem mencionadas, indicando-se fazer isso na parte “Atividades complementares”. 

4 – Fazer uma revisão detalhada

Erros de Português em currículos reduzem muito a probabilidade de uma entrevista. Por isso, é indicado pedir a um professor ou aos responsáveis para fazer uma verificação.

Para consultar um modelo de currículo para aprendiz, basta clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *