Como Pedir Isenção de Taxas em Vestibulares

Muitas pessoas deixam de prestar vestibular porque não sabem Como Pedir Isenção da taxa de inscrição. Sim, é possível ficar livre dessas cobranças e vamos te ensinar como fazer.

A maioria das faculdades públicas e privadas cobram pela prova de entrada e estudantes de baixa renda que desejam participar do processo seletivo precisam se apressar para pedir isenção.

Isso porque o pedido é feito antes de começar a inscrição geral ou nos primeiros dias, para dar tempo de você enviar seus documentos e ter a isenção aceita.

Quem Pode e Como Pedir a Isenção

A isenção da taxa de vestibular é garantida por lei para um determinado grupo de estudantes, no caso os considerados de família com baixa renda.

Para ser considerado como baixa renda, a renda familiar bruta não pode ultrapassar um salário mínimo e meio.

Essa conta é feita somando todos os salários dos membros da família. Se o valor final estiver dentro dessa margem, então o estudante terá como pedir isenção da taxa do vestibular.

Como Pedir Isenção de Taxas

 

A lei de isenção, porém, também pede que esse aluno tenha concluído o ensino médio em escola pública ou que tenha sido bolsista em escola particular.

Se você tiver esses requisitos poderá entrar em contato com a faculdade de seu interesse antes do início dos vestibulares para participar do processo se isenção.

Todos os interessados em não pagar a taxa do vestibular se inscrevem apresentando documentos que comprovam a situação socioeconômica familiar e então podem ser contemplados com a isenção.

Lembre-se de que a isenção é lei federal, ou seja, todas as instituições que cobrem a taxa do vestibular devem oferecer ao aluno uma forma de como pedir isenção.

Documentos Para Conseguir Isenção

Faça a lista das faculdades que você tem intenção de prestar o vestibular e entre em contato para saber como pedir isenção de vestibulares.

Prepare também a documentação necessária para provar a sua situação socioeconômica e também o seu grau de escolaridade.

Entre os documentos exigidos temos:

  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Declaração de cursando o Ensino Médio;
  • Carteira de trabalho dos integrantes da família;
  • Contracheque ou recibo de pagamento;
  • Extrato de rendimentos do INSS (para aposentados ou pensionistas);
  • RG;
  • CPF

Algumas instituições podem pedir mais ou menos documentos, mas sempre o interessado terá que comprovar seu grau de escolaridade e também a situação financeira da família.

Para saber como pedir isenção do vestibular você precisa acompanhar o calendário do processo seletivo das instituições de seu interesse.

Muitas delas abrem pedido de isenção meses antes de começar as inscrições para o vestibular. Assim dá tempo de selecionar os alunos que realmente possuem o perfil de não pagar pela prova.

Vestibular ou SISU Qual a Melhor Opção?

Outra forma de conseguir entrar para universidades sem passar pelo vestibular é através de programas como o SISU que usa sua nota do ENEM para conseguir vagas em universidades públicas.

As instituições que trabalham com o SISU não aplicam vestibular, utilizando apenas essa nota para oferecer oportunidade de acesso ao ensino superior.

Outra forma de entrar para a faculdade é utilizando a nota do ENEM no processo seletivo, ou seja, não fazendo o vestibular.

Muitas instituições de ensino particulares utilizam essa nota para abrir as portas para novos estudantes. Mas mesmo sem fazer a prova, a taxa de vestibular deve ser paga. Então consulte como pedir isenção.

You May Also Like

About the Author: admin2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *