Como Sacar FGTS Retido por Pedido de Demissão

Muitos profissionais ficam com medo de pedir demissão por não ter direito de Sacar FGTS Retido.

O não recebimento desse valor não significa que você irá perder o que já foi adquirido. O que você juntou no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é seu e continuará rendendo juros mensais.

Como Resgatar o Valor do FGTS

Quando se pede demissão o FGTS fica retido para que você use em outras ocasiões, mas não poderá ser sacado. Então se você conta com esse dinheiro para resolver pendências financeiras será preciso calma, pois o saque não estará disponível de imediato.

Quem pede demissão do emprego recebe apenas os dias trabalhados e os valores referentes a férias e 13º proporcionais. Os 40% do FGTS que a empresa pagaria como “rescisão” também não serão oferecidos.

Por isso vale a pena pensar antes de pedir demissão e fazer as contas de quanto irá receber desses outros direitos trabalhistas, porque sacar FGTS retido não será possível.

Sacar FGTS Retido por Pedido de Demissão

 

O que você poderá fazer com o FGTS será usá-lo para o financiamento de imóveis ou para abater valores de prestações de imóveis que foram financiados pela Caixa. Essa é uma das melhores maneiras de investir o dinheiro acumulado no Fundo de Garantia.

Outra forma possível de sacar o Fundo de Garantia é em casos de doenças crônicas o governo também libera o saque, mas a maioria das pessoas esperam nunca precisar de dinheiro para doenças, não é mesmo?

Veja abaixo os casos em que é permitido o saque do FGTS:

-O plano de amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas no âmbito dos sistemas imobiliários de consórcio;

-Retirado;

-Na demissão sem justa causa;

-Em caso de rescisão do contrato por causa de hipoteca ou de força maior;

-Em caso de rescisão do contrato por extinção total da empresa; a rescisão de parte de suas  atividades; fechamento de quaisquer de suas fábricas, filiais ou agências; falecimento do  empregador individual ou declaração de nulidade do contrato de trabalho – Capítulo II do art. II. 37 da Constituição federal, quando o direito a pagar será mantida;

-Suspensão das unidades de trabalho por um período de 90 dias ou mais;

-No caso do pessoal necessário, urgente e grave, catástrofe natural, a que se refere o Decreto Não. 5.113/2004, que atingiu a área de residência do trabalhador, quando as prestações de emergência ou o estado de desastre público têm sido reconhecidos, por ordem do Governo Federal;

-A morte do trabalhador;

-Ao final do contrato, por um período de tempo determinado;

-Para comprar sua moradia, a liquidação, reembolso ou pagamento de parte das parcelas dos empréstimos concedidos no âmbito do SFH.

-Quando a conta permanecer sem depósito por 3 anos seguidos, cujo saque ocorrido até 13/07/90, inclusive o 13/07/90;

-Quando o titular da conta conectado com 70 anos ou mais;

-Quando o trabalhador ou seus funcionários são diagnosticados com neoplasia de câncer maligno;

-Quando um trabalhador ou um de seus empregados está em fase de demissão por motivo de doença grave;

-Quando um trabalhador ou um de seus funcionários é portador do HIV;

-Quando o trabalhador permanecer por 3 anos seguidos fora do regime (FGTS), cuja mudança se produziu desde o 14/07/90, inclusive, e o saque, neste caso, se fará a partir do mês de aniversário do titular da conta;

Dicas Para Sacar FGTS

Se pedir demissão do emprego for a sua melhor escolha não pense que estará perdendo o dinheiro do FGTS.

Estará lá sendo ajustado até conseguir outro emprego, quando houver demissão sem justa causa você poderá sacar o valor total.

Caso você fique mais de três anos sem emprego em registro em carteira o FGTS poderá ser sacado, basta levar sua carteira de trabalho e o número do PIS/PASEP até uma agência da Caixa.

Ficar esse período sem trabalhar registrado pode garantir que você consiga sacar o FGTS retido, assim se pedir demissão é a usa única alternativa por não conseguir mais trabalhar na empresa ou por almejar novos patamares profissionais, fique sabendo que não há outra forma de pegar o Fundo de Garantia.

Quer sacar o FGTS para construir ou reformar? Entenda melhor aqui como usar seu FGTS.

Tire Todas as Suas Dúvidas na Caixa

No site da Caixa você encontra todas as condições para poder receber este benefício, além da demissão sem justa causa é possível sacar FGTS retido quando o contrato de trabalho é rescindido antecipadamente ou quando a pessoa é contrata por um prazo determinado.

Para você acompanhar o quanto o seu dinheiro retido está rendendo, acesse o site e veja como consultar o saldo. Assim você tem ideia de que não é tão ruim deixar o dinheiro lá enquanto encontra novas oportunidades de emprego. Assim que você for demitido o dinheiro poderá ser sacado.

75 comentários em “Como Sacar FGTS Retido por Pedido de Demissão”

  1. No meu outro emprego eu dei uma carta de transferência dada pela atual empresa que trabalho e meu FGTS ficou retido . quero saber se a minha atual empresa mim mandar embora sem justa calsa eu receberia esse dinheiro?

    Responder
  2. se eu for demitido do meu atual emprego eu terei dreito de sacar os outros fgts q ficaram retidos dos anos passados,e eu fiquei tambem sem trabalha por um longo perio sem assinar carteira…e ai eu tenho direito deles

    Responder
  3. sai de uma empresa e não retirei meu fundo de garantia, pois não me forneceram o formulário, apenas me pagaram os dia trabalhados, como faço para sacar o valor que ficou no banco.

    Responder
  4. Recebe tudo até o retido mesmo sendo demitido de outra empresa ? então se a pessoa volta a trabalhar e por acaso é demitido recebe tudo que estiver em contas do FGTS

    Responder
    • Não, não recebe, sei porque isso aconteceu comigo, pedi demissão e fiquei com mais de 10 mil reais retido no fgts e seguida arrumei outro emprego e fiquei trabalhando na empresa por qse dois anos e fui mandado embora, só pude sacar o FGTS depositado pela empresa que me demitiu, o outro FGTS continua retido, só poderei sacar nequeles termos que o site explica, como pagamento de imóvel, reforma ou doença, ou se ficar sem assinar carteira por 3 anos.

      Responder
  5. No meu caso pedi demissão mas não me pagaram ferias proporcionais nem dias trabalhados não…. estava tudo na TRCT mas no final estava descrito um saldo devedor de mesmo valor do saldo pra mim receber… e mulher o RH disse que eu sai devendo ainda.. e empresa “pagou” meu saldo devedor arredondando pra R$0,00 -.- A empresa não pode fazer isso né ou pode ?!

    Responder
  6. Eu também nunão recebi já trabalhei em 3 empresas depois de que pedi a conta do meu primeiro emprego e nos dois casos só recebi o que tinha rendido na mesma

    Responder
  7. Bom dia,, pedi demissão a três anos atras em janeiro completou o 3 anos exato sem assinar minha carteira, porem a caixa dis que eu poderia sacar só no mês do meu aniversario ou seja em novembro, acontece que assinei ela em outubro num contrato de 30 dias,(Isso após os 3 anos) tentei sacar o fgts retido anterior referente aos 3 anos , me disseram que não poderia pois tinha que relevar a data do ultimo contrato. mas se ja tinham passado os 3 anos sem assinar, o que posso fazer agora para poder sacar?

    Responder
  8. bom dia gostaria de saber se posso sacar meu fundo de garantia referente a empresa que pedi demissão,pois fiquei 7 messes em outra empresa, fui demitida mas não recebi esse fundo que estava retido, mas recebi da empresa que me demitiu, como faço.

    Responder
  9. Obs. Pedi demissão da empresa, ja vai fazer 8 anos ja trabalhei em outros lugares e fui mandado embora e recebi todos os meus direitos, a pergunta eh!
    O meu fundo de garantia da iempresa que pedi demissão, ainda tenho como sacar?
    Ou quando fui demitido da empresa ao qual trabalhei, na ora de sacar veio tudo junto? Tanto o atual e os que ja estavam la retidos.???????

    Responder
  10. Fui menor aprendiz por quatro meses, mas por motivos pessoais tive que pedir demissão, lembro que no meu contra cheque era descontado a porcentagem do FGTS, gostaria de saber se tenho direito a retirar este valor

    Responder
  11. Boa tarde,

    Pedi demissão e tenho duas dúvidas em relação ao FGTS.

    1. Eu tenho de avisar a caixa que já não estou trabalhando para que comece a contar o tempo para resgatar?
    2. Quais os documentos que a empresa tem de me dar?

    Obrigado,

    Responder
  12. A empresa anterior q trabalhei faliu antes dela fechar as portas eu entrei em outra e nunca voltei parar da baixa na carteira d trabalho . consigo sacar esse FGTS retido ?

    Responder
  13. Não entendi uma coisa…quer dizer que; se pedi demissão não consigo sacar…porém, se arrumar outro emprego e posteriormente for demitido sem justa causa , recebo o fgts corrigido do emprego atual e do anterior que eu pedi demissão ….é isso?

    Responder
      • Sim é.

        Se pedir demissão do emprego for a sua melhor escolha não pense que estará perdendo o dinheiro do FGTS.

        Estará lá sendo ajustado até conseguir outro emprego, quando houver demissão sem justa causa você poderá sacar o valor total. (Artigo acima)

        Responder
  14. Boa noite eu entrei na empresa 10/03/2017 e pedi demissao 10/02/2018 gostaria de saber se eu consigo sacar fundo de garantia ou não. E oque tenho que fazer.

    Responder
  15. pedi demissão em 2017 mas no mesmo ano arrumei outro emprego e meu fundo de garantia tá retido se me colocarem pra fora desse eu recebo o que ficou retido ?

    Responder
  16. Olá Boa noite preciso de ajuda.
    Eu pedi as conta em. 22/12/2015. E passei 1 e 8 mês sem assina minha carteira.mais agora estou trabalhando em uma empresa tenho direito pra saca meu fgts mesmo trabalhando em outra empresa?…

    Responder
  17. Oi gostaria de saber se tenho como sacar as contas inativas ainda estava olhando só site da Caixa motivos de como posso sacar ainda depois que passou o prazo do saque com as condições prevista pela lei que por uma causa de doenca muito grave ou morte ou demitido sem justa causa e etc fui demitida esse ano mês de janeiro sem justa causa consigo sacar

    Responder
  18. Boa tarde .
    Pedi minhas contas em 2017 numa empresa que eu trabalhava desde 2014 .
    E em fevereiro de 2017 arrumei outro emprego
    E agora em abril de 2018 fui mandada embora sem justa causa .
    Tenho direito de sacar meu FGTS da antiga empresa. ?

    Responder
  19. Olá Pedi demissão essa semana por motivos pessoais trabalhei nessa empresa desde 2015 tenho direito do saque FGTS ainda esse ano de 2018…

    Responder
  20. Pedi demissão de uma empresa do qual trabalhei durante 5 anos para logo em seguida entrar em outra.
    Essa empresa se me demitir sem justa causa poderei sacar o fgts da empresa anterior também?

    Responder
  21. trabalei em uma empressa por 9 anos sai dela e nao derao baixa na minha carteira e nao depositarao meufgts todo so vi que tem um pouco depositado a impressa nao existe mas nao sei mas dela oque faco pra reeber oque tem na cota depositado ..minha carteira na foi data baixa ate hj

    Responder
  22. Boa Noite
    Será que eu consigo usar o FGTS retido para reforma de construção da minha casa ??
    Eu tenho 4 mil retido ….
    E quais papéis que tem q levar ??? Obg
    Aguardo atenciosamente

    Responder

Deixe um comentário