Currículo para Profissionais com Ensino Médio

Ser um profissional com nível médio não é motivo para perder oportunidades de emprego, desde que você tenha um currículo para profissionais que chame a atenção do recrutador e abra portas de emprego.

Com a facilidade de acesso ao nível superior, muitos empregos mudaram suas exigências e agora pedem candidatos com graduação, porém há inúmeras vagas ótimas para candidatos com ensino médio e você pode conquistar essas oportunidades se souber fazer um currículo atrativo.

Currículo Profissional: Como Melhorar o Seu

Para mostrar um currículo para profissionais com ensino médio que seja atraente ao recrutador é importante se atentar para alguns pontos principais:

Design do currículo – Evite documentos coloridos ou com fontes desenhadas. O ideal é um documento com fontes sóbrias e na cor preta;

Experiência – Na área de experiência profissional liste separadamente os cargos que já exerceu. Se for promovido, cite a promoção e fale das atividades dessa nova função;

Detalhes – Coloque as atividades de forma detalhada, mas escolhendo poucas palavras para descrever a função;

Corrija – Leia seu currículo em voz alta e veja se há erros gramaticais. Se for possível, peça para uma outra pessoa ler e identificar esses erros;

Currículo para Profissionais com Ensino Médio

E por falar em erros, não coloque dados como números de CPF e RG, fotografia, certificado de cursos ou cópias de documentos no seu currículo para profissionais. Essas informações não são necessárias.

Jamais assine o currículo e tão pouco coloque as palavras CURRICULUM VITAE no topo da página, isso não é utilizado e pode prejudicar você na hora de encontrar novas oportunidades de trabalho. Os recrutadores são bastante rigorosos e estão atentos a qualquer erro que você possa cometer no documento.

O que Não Pode Faltar no Currículo?

Um currículo para profissionais com ensino médio deve ser um currículo completo, isso é, conter todas as sessões obrigatórias que esse tipo de documento precisa conter que são:

Dados Pessoais – Comece o documento com seu nome completo em destaque na folha. Seu nome também deve ser o nome do arquivo salvo. Após o nome coloque seu endereço, data de nascimento, estado civil e telefone de contato;

Objetivo – Fale qual é o tipo de função que você pretende exercer na empresa. Não deixe em branco essa sessão é importante!

Formação Acadêmica – Coloque que tem o ensino médio completo e insira o nome da escola e a data de conclusão;

Experiência Profissional – É essa parte do currículo que terá destaque no seu currículo para profissionais. Liste as suas experiências em ordem da mais recente para a mais antiga colocando o nome da empresa, cargo, atividades, data de contratação e data de demissão;

Idiomas, Informática e Cursos Extras – No final do currículo coloque seus conhecimentos em idiomas, informática e liste os cursos extras que já concluiu ou está cursando.

Dicas Rápidas para Enviar Currículo

Na hora de distribuir este currículo por e-mail você tem duas opções: salvá-lo como Word e enviá-lo no corpo da mensagem (copiando e colando no e-mail) ou salvar como PDF e anexá-lo quando a empresa pedir documentos em anexo.

Fique atento, pois muitos recrutadores – com medo de vírus – deletam as mensagens com documentos anexados. Só envie em anexo quando a empresa solicitar.

De toda forma, tenha sempre os documentos salvos e mantenha-os atualizados para enviar sempre que souber de uma vaga que tem o seu perfil profissional.

Interessados em vários cargos devem ter um currículo para profissionais de cada uma das áreas de seu interesse. Isso facilita na hora de selecionar o objetivo e de descrever a sua experiência anterior.

O currículo pronto é uma grande ferramenta para te ajudar na busca por novas oportunidades de trabalho e você ainda pode imprimi-lo para entregar pessoalmente nas empresas de seu interesse.

You May Also Like

About the Author: admin2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *