10 Erros no Currículo que Podem Custar sua Vaga

Talvez você não esteja conseguindo encontrar emprego por ter erros no currículo, informações incorretas ou até palavras escritas erradas podem te tirar da disputa pela vaga.

Muitos não sabem, mas um documento sem revisão acaba por prejudicar o candidato, fazendo com que ele perca a chance de entrar para uma empresa.

Para te ajudar a não cometer esses erros, vamos mostrar 10 erros mais comuns e como evitá-los para não perder a vaga de seu interesse.

Erros Que Devem Ser Evitados

Confira a seguir a lista dos dez principais erros no currículo que devem ser evitados:

  1. Excesso de Detalhes – O currículo deve ser objetivo, colocar muitos detalhes irá dificultar a compreensão do texto;
  2. Pretensão Salarial – Essa informação deve ser passada apenas se o recrutador solicitar. Não entregue currículos com pretensão salarial para não perder a chance de ser chamado para entrevistas;
  3. Foto na Folha – Esse é um dos erros no currículo mais cometidos. A fotografia só deve ser anexada ao documento se o recrutador solicitar;
  4. Currículo Longo – O máximo de folhas permitido são duas páginas. Muitos especialistas chegam a limitar o documento em apenas uma folha. Resuma o máximo que puder;
  5. Layout Sem Padrão – Excesso de espaços em brancos, letras de tamanhos diferentes e muitas cores atrapalham o seu currículo profissional;
  6. Informações Falsas – Aumentar suas qualidades, inventar conhecimentos que não possui, formação profissional e experiência são erros no currículo que você não pode cometer;
  7. Palavras Erradas – Erros de português são inadmissíveis no currículo, por isso faça a revisão e peça para um amigo ler em voz alta para identificar possíveis erros no currículo;
  8. E-mail não profissional – Crie um e-mail profissional, evitando nomes informais com diminutivos e apelidos. Seu nome e sobrenome são o suficiente para uma conta de e-mail;
  9. Cuidado com a falta de modéstia – Colocar muitas premiações, listar vitórias ou expor seu sucesso pode soar como altivez, tome cuidado;
  10. Hobbies – Não coloque hobbies no seu currículo, evite informações da sua vida pessoal que não esteja ligadas ao cargo de seu interesse.

Como Deve Ser Um Currículo Profissional

Agora que você já sabe os erros no currículo que deve evitar, é hora de listar os dados corretos que não podem faltar em um currículo profissional.

Ainda que você esteja procurando por currículo simples, essas informações não podem faltar no seu documento.

10 Erros no Currículo

Anote:

  • Dados Pessoais
  • Objetivos
  • Formação Acadêmica
  • Experiência Profissional
  • Idiomas
  • Informática
  • Cursos Extracurriculares

O ideal é que você busque modelos de currículos prontos que tenha todos esses tópicos, assim você só terá que digitar as suas informações preenchendo o documento.

E lembre-se de que um currículo objetivo tem muito mais chances de conquistar o recrutador do que folhas com informações desconexas.

Não venda suas qualidades, apenas coloque no documento os seus pontos fortes que serão decisivos na hora da contratação, foque apenas em atitudes e habilidades que tenham ligação com o cargo.

Na hora de descrever suas experiências, coloque o nome da empresa que trabalhou, o período que esteve empregado, quais as atividades realizou ou se teve resultados ou promoções.

Dicas Extras Para Melhorar o Currículo

Evitar os erros no currículo não é trabalho difícil quando você entende que é possível utilizar modelos prontos e só alterar as informações tomando cuidado com os erros que listamos acima para não perder a vaga.

Na dúvida do que colocar, faça um currículo completo com todas os dados obrigatórios. Depois vai resumindo o documento para que não ultrapasse as duas folhas permitidas.

Se for preciso, divida seu currículo em vários, de acordo com o cargo de seu interesse. Um profissional com interesse em trabalhar com atendimento pode enviar um currículo para lojas e outro para vagas de call center, por exemplo.

Outro exemplo de como dividir o documento por interesse é um currículo profissional de um administrador pode ser dividido por interesse em área financeira e outro currículo de analisa administrativo.

Esses exemplos de dividir o currículo por interesse são importantes para profissionais multitarefas, uma habilidade importante e que as empresas admiram, mas que ao ser mostrado em um só documento acaba passando uma ideia errada.

Na hora de enviar seu currículo pronto revise tudo o que está escrito, corrija eventuais erros de digitação e, principalmente, veja se o texto está objetivo mostrando ao recrutador que você tem os requisitos da vaga.

10 Erros no Currículo que Podem Custar sua Vaga
4.7 (94.2%) 238 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.