Carta de Demissão Modelos e Dicas de Como Redigir

Normalmente um empregado não pede demissão da empresa em que está trabalhando, mas, em certas ocasiões, pode ocorrer de precisar pedir o seu desligamento do quadro de empregados da empresa, seja por insatisfação com o trabalho, com o seu chefe ou com companheiros de equipe ou mesmo por ter conseguido uma nova oportunidade em outra empresa. Para que o empregado consiga a demissão e necessário que o empregado faça uma Carta de Demissão.

Para pedir demissão é necessário que o empregado formalize sua decisão através de uma carta, que será o comprovante de seu pedido de desligamento.

A carta de demissão deve ser formal, curta e concisa, não havendo necessidade de explicar os motivos que levaram o empregado a tomar a decisão.

Também é importante lembrar que uma carta de demissão não é um documento para criticar a postura de superiores ou de colegas de trabalho, mas única e exclusivamente para oficializar a saída do empregado do quadro de funcionários, ou seja, deve ser bastante clara com relação a isso, sem apresentar qualquer desculpa.

O empregado que está pedindo demissão deve redigir a carta de maneira formal e positiva, mesmo que o motivo tenha sido uma briga com seu superior imediato.

Assim, é preciso deixar claro o lado bom da relação de emprego, agradecendo pela oportunidade de ter trabalho e pela experiência adquirida em sua carreira.

Com termos bem claros e positivos, o empregado irá deixar as portas abertas para uma futura contratação, mesmo que tenha havido rusgas pessoais ou que tenha tido insatisfação com a empresa. Afinal, os empregados podem mudar, mas a empresa continua funcionando.

Modelo de Carta de Demissão

A carta de demissão deve ter duas vias, ficando uma com a empresa e a outra com o empregado, onde deve constar o “Ciente” do departamento de Recursos Humanos. Havendo necessidade, o empregado poderá enviar uma via para o sindicato da categoria.

A carta deve ser escrita de próprio punho, resguardando a empresa da possibilidade de alegação de qualquer tipo de coação por parte da empresa.

Carta de Demissão Modelos

A seguir, você vai encontrar dois modelos de carta de demissão: com cumprimento de aviso prévio e com pedido de dispensa do aviso prévio:

Modelo 1: com cumprimento de aviso prévio

“À ______  (nome da empresa em que você trabalha)

Prezado(s) Senhor(es),

Por motivos pessoais (ou profissionais), venho comunicar formalmente, por meio desta carta, meu pedido de demissão, e consequente desligamento do cargo de (descreva aqui o cargo que você ocupa) nesta empresa.

Afirmo que cumprirei o aviso prévio, em conformidade com a lei, no período entre __ /__ /_____  (data de início) a __ /__ /____ (data de cumprimento).

________, ___ de ______ de _______ (Local e data)

(Sua assinatura)

(Seu nome por extenso)”

Modelo 2: pedindo dispensa do aviso prévio

“À ______ (nome da empresa em que você trabalha)

Prezado(s) senhor(es),

Venho, por meio desta carta, comunicar formalmente meu pedido de demissão, me desligando do cargo (descreva seu cargo) que ocupo na empresa, por motivos profissionais (ou pessoais).

Solicito, se possível, a dispensa do cumprimento do Aviso Prévio, e o encerramento imediato do contrato de trabalho.

________, ___ de ______ de _______ (Local e data)

(Sua assinatura)

(Seu nome por extenso)”

Carta de Demissão Modelos e Dicas de Como Redigir
4.8 (96%) 245 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.