Currículo Lattes Como Cadastrar e Atualizar na Plataforma

O cadastro no Currículo Lattes vai ajudar você, acadêmico, a listar suas pesquisas, cursos realizados e experiência profissional.


Acadêmicos de qualquer área que estejam interessados em mostrar suas pesquisas e concorrer a bolsas de estudo de mestrado e doutorado precisam ter um perfil no Currículo Lattes.

A plataforma permite que o usuário inclua informações sobre sua formação universitária, suas experiências profissionais, prêmios, pesquisas, TCC, teorias, idiomas e muito mais.

Com esse cadastro é possível se manter no meio dos acadêmicos e utilizar o sistema para manter contato com empresas e instituições de ensino.

Como Se Cadastrar no Currículo Lattes

A plataforma do Currículo Lattes é administrada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que é um órgão ligado diretamente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Se cadastrar nessa plataforma é muito rápido e simples, basta ter em mãos seu número de CPF e iniciar o processo de inclusão dos seus dados acadêmicos.

O cadastro é gratuito e voltado para estudantes de todas as universidades que tenham registro no MEC, confira com a instituição onde você estuda ou estudou se ela tem esse registro.

Os dados solicitados são: nome completo, endereço, formação e idiomas falados. Prêmios e pesquisas possuem áreas exclusivas para que o aluno exponha seus trabalhos.

É importante ter em mãos o nome das instituições de ensino que o aluno cursou e também colocar os nomes das instituições onde se fez cursos complementares. Ah! Não esqueça a data de conclusão de todos esses cursos.

No site do Currículo Lattes não é possível procurar emprego, seus dados ficarão ali apenas para pesquisas e para os processos seletivos de bolsas de mestrado e doutorado. Empresas ligadas ao ramo de ciência e tecnologia também podem utilizar o sistema para encontrar pesquisas interessantes para seus segmentos.

Atualizar seu Currículo Lattes em Minutos

Quem já tem o cadastro pode editar o perfil sempre que tiver novas informações para escrever. Basta acessar o site com seu login e senha e fazer as alterações.

Uma das áreas de maior destaque da plataforma é a formação acadêmica, por ser um site voltado para esse ramo manter a quantidade de cursos realizados descritas é muito importante.

Coloque todos os cursos que quiser, desde os já completados, até os que estão em curso.

Como Cadastrar Currículo Lattes

E não importa se foi graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou cursos complementares. Todos os cursos são importantes para a plataforma Currículo Lattes.

O mesmo ocorre com o campo de experiência profissional. Sempre que você tiver novas experiências é interessante acessar o Currículo Lattes e fazer as alterações com essas novas informações na sua carreira.

Coloque nesse campo todas as atividades exercidas, principalmente ligadas ao setor de seu interesse. Vale colocar os detalhes do cargo, carga horária, regime de trabalho e o que achar relevante.

Motivos Para Se Cadastrar no Site

Se você tem dúvidas sobre por que manter um perfil no site Currículo Lattes, saiba que há muitas vantagens de ter um perfil nessa plataforma.

Uma das principais é mostrar a sua vida acadêmica, ainda que isso não ofereça vagas em empresas, é possível que companhias da área de ciência e tecnologia encontrem alunos interessados nos temas atuais e encontre seu perfil.

Dezenas de Modelos de Currículos para Baixar Grátis

Outro motivo seria a disputa de bolsas de mestrado e doutorado, uma ótima alternativa para quem quer pesquisar sobre temas relevantes e precisa de um incentivo financeiro.

Muitos processos seletivos de bolsa de estudos são divulgados nesse site, quem está inscrito no Currículo Lattes pode participar dos processos seletivos.

Outro motivo é deixar a sua vida acadêmica registrada e divulgar também suas teses ou artigos científicos que poderão ser consultados por outros interessados no tema.

Se você tem interesse no ramo de pesquisas em ciência e tecnologia, faça sua inscrição no site Currículo Lattes e veja tudo o que você pode conquistar na vida acadêmica através dessa plataforma.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.