Currículo para Jovem Aprendiz Primeiro Emprego

Aprenda a criar um Currículo para Jovem Aprendiz ou vagas de primeiro emprego, modelos de currículo que não precisam de experiência profissional anterior.


Muitos candidatos têm dúvidas na hora de montar um currículo para jovem aprendiz ou para o primeiro emprego. Isso é comum, pois esses jovens não tiveram experiência profissional e não sabem o que colocar no documento.

Se você está em busca do seu primeiro emprego ou quer concorrer a uma das vagas de jovem aprendiz, fique de olho neste artigo que vamos te ensinar a montar um currículo para quem ainda não teve experiência profissional.

Como Montar Currículo Para Jovem Aprendiz

Um currículo para jovem aprendiz ou primeiro emprego precisa conter as mesmas sessões dos currículos profissionais. Pelo menos nas primeiras partes do currículo que são:

Dados Pessoais – Com nome completo, idade ou data de nascimento, estado civil, endereço completo e dados de contato;

Objetivo – Nesse espaço coloque o tipo de função que você pretende exercer na empresa. Pode ser apenas Jovem Aprendiz ou o nome da atividade profissional que você deseja para ser seu primeiro emprego;

Formação Acadêmica – Coloque nome da instituição de ensino, curso e datas. Sempre do mais recente, para os anteriores;

Idiomas – Por ser um currículo para jovem aprendiz, não é preciso colocar experiência profissional. Então coloque se você fala outros idiomas;

Currículo para Jovem Aprendiz

Informática – Ter conhecimentos em informática é cada mais importante, então coloque seus conhecimentos e quais os programas você utiliza com frequência;

Outras Experiências – Coloque se tem experiência com trabalhos voluntários, se já fez bicos ou trabalhos temporários, a empresa contratante pode se interessar por essas atividades.

Revise cada detalhe que escrever para corrigir erros, pois qualquer erro de escrita ou ortografia poderá prejudicar a sua candidatura em vagas de jovem aprendiz ou primeiro emprego. Fique atento!

O Que Não Colocar no Currículo

Há muitos erros que encontramos em modelos de currículo para jovem aprendiz ou primeiro emprego, entre eles como certificados de cursos já realizados.

A falta de experiência anterior não dá abertura para que você ocupe lugar no documento com informações irrelevantes.

O currículo pronto deve ser objetivo, conter dados sobre o candidato e sobre seus conhecimentos. Colocar foto e número de documentos não fazem parte das informações que a empresa precisa para selecionar candidatos para a vaga.

Lembre-se de que nome de pais, filhos ou referências pessoais não são obrigatórias e não devem estar no currículo. Não importa se a falta de experiência deixe o documento pequeno, os currículos em geral não podem ter mais de duas folhas, quanto mais objetivo melhor.

Coloque suas habilidades no currículo, dizendo de forma simples quais são as suas principais qualidades e que isso pode interessar para a vaga. É bom em se comunicar? Isso é interessante para as empresas. Gosta de tratar com o público? Isso pode contar pontos.

Dicas Para Conseguir Vaga de Jovem Aprendiz

Há muitas empresas que contratam jovens para vagas de aprendizes, são empresas públicas ou privadas que escolhem candidatos através de processos seletivos que tentam encontrar, acima de tudo, adolescentes que tenham o desejo de começar a trabalhar.

Esses jovens passam por um processo seletivo e podem concorrer com centenas de outros candidatos para conquistar a vaga disponível.

Empresas como Correios, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e outras sempre contratam jovens para o primeiro emprego. Vale a pena pesquisar também por empresas como o CIEE que fazem a ligação de alunos do ensino médio, técnico e superior com empresas de todo o Brasil.

Estudantes do SENAI e SENAC podem participar de processos seletivos através da própria escola que indica seus alunos para empresas do setor industrial (SENAI) e para o comércio e serviço (SENAC).

Aproveite também para pesquisar nas empresas da sua região, há muitas empresas de pequeno porte que também contratam aprendizes.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.