Currículo Pronto em Word ou PDF Qual a Melhor Opção?

Existem duas formas de deixar o seu currículo pronto: fazer o arquivo em Word ou salvá-lo como PDF. As duas formas são válidas, porém são arquivos diferentes e farão diferença na hora de mandar ou salvar no computador.

Para te ajudar a entender melhor sobre essas formas, vamos falar da particularidade de cada um desses arquivos.

Currículo Em Word e Suas Vantagens

O Word é o principal programa de edição de texto, o que permite que seus arquivos abram em todos computadores.

Ser aberto em todos os computadores é uma das principais vantagens do Word e por isso é uma boa opção. Assim, sempre que for preciso, você poderá abrir e editar esse arquivo.

O Word também é vantajoso por ter uma série de modelos de currículos profissionais que podem ser utilizados por pessoas de todos os níveis de escolaridade, quer tenham experiência anterior ou não. E esses modelos seguem as regras básicas de como um bom currículo deve ser.

Currículo Pronto em Word ou PDF

Podemos citar como vantagem a facilidade que é encontrar, computadores que tenham Word para que você possa criar um currículo.

O currículo criado através do Word pode ser impresso, anexado no e-mail e pode ser enviado no corpo da mensagem.

Quando Usar Currículo em PDF

O PDF é um arquivo lido apenas em computadores onde o Adobe Reader estiver instalado. Aliás, é preciso ter um programa que permita salvar arquivos em PDF, inclusive isso pode ser feito com o Word.

O bom do PDF é que ele mantém toda a formatação do documento original, mantém as fontes e imagens protegidas. E por falar em protegidas, um documento salvo em PDF não pode ser editado por outra pessoa.

Muitos sites de emprego deixam o currículo pronto para ser baixado em PDF, lembre-se de que não poderá alterar nada.

São poucas empresas que pede currículo em PDF, mas tenha sempre uma cópia atualizada para enviar quando ver uma vaga.

Envie o currículo em PDF e DOC

Tenha sempre um modelo de currículo pronto e atualizado em Word, essa é a melhor dica que podemos te dar.

No Word é muito mais fácil fazer as alterações e atualizar seus dados pessoais e profissionais. E tem mais: com o Word é possível exportar o documento para PDF e então enviá-lo para a empresa.

Para salvar um documento de Word em PDF você deve clicar em Arquivo > Exportar > Criar PDF/XPS e então colocar o seu nome do arquivo, selecionar o formato PDF e salvar.

Pronto, você terá um currículo profissional totalmente salvo como PDF sem perder a sua cópia em Word. Sempre que fizer alterações no documento, faça uma nova cópia em PDF.

Meu Word Não Exporta, o Que Fazer?

Somente as versões mais novas do Pacote Office permitem a exportação para arquivos em PDF. Quem tem uma versão mais antiga do programa pode contar com a ajuda de sites próprios para converter arquivos de Word em PDF.

A boa notícia é que esses sites também fazem o trabalho contrário, transformando o currículo em PDF em um documento em Word que poderá ser editado pelo dono do documento.

Um dos sites que você pode utilizar para esse fim é o www.smallpdf.com ou o www.ilovepdf.com que são gratuitos e não exigem nenhum tipo de cadastro. Basta selecionar o arquivo que você quer converter e seguir os passos do site para transformar o currículo de Word para PDF ou de PDF para Word.

Currículo Pronto em Word ou PDF Qual a Melhor Opção?
4.7 (94.58%) 48 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *