Currículo sem Experiência Como se Destacar

Um currículo sem experiência deve mostrar as habilidades e qualidades profissionais do trabalhador. Veja como preencher o documento e conquistar uma vaga. 


Criar um currículo sem experiência profissional pode ser um processo complicado para quem está em busca de seu primeiro trabalho. Mas não há motivos para se desesperar, com algumas dicas é possível sim criar um documento original e com informações verdadeiras.

Não é preciso inventar informações para ficar à frente dos demais candidatos nos processos seletivos, mesmo que você não tenha experiência na área pleiteada é possível sim mostrar que você é capaz criando um bom curriculum.

NEURO CAPS

Mercado de Trabalho Aceita Currículo Sem Experiência

O maior medo de quem nunca trabalhou é encontrar resistência no mercado de trabalho ao mostrar um currículo sem experiência anterior.

De fato, muitas empresas preferem contratar candidatos com experiência prévia na função, muitos contratantes chegam até a exigir que a experiência esteja anotada na carteira de trabalho.

Porém não são todas as empresas que agem desta forma e nem são todos os trabalhos que precisam de especialistas, tanto é que muitas companhias abrem suas portas para quem está em busca do primeiro emprego.

O primeiro trabalho é a oportunidade exata para o jovem que está terminando seus estudos e quer iniciar uma profissão ou até mesmo para quem já passou por empresas, mas nunca teve um registro na carteira profissional, sem contado como um empregado com pouca experiência.

Não há motivos para sentir medo na hora de apresentar um currículo sem experiência, na verdade a empresa poderá encontrar neste documento outras informações que sejam relevantes e mostrem que você tem sim o perfil que ela procura.

Currículo sem Experiência

 

Saber o que dizer no curriculum quando não há muitas experiências a contar deixa alguns trabalhadores até constrangidos, mas você pode substituir essas informações pelas suas qualificações e habilidades que também contam pontos durante o processo seletivo e até te colocam à frente dos demais candidatos.

O Que Escrever Quando Não Tem Experiência

O recrutador quando olha um currículo sem experiência vai procurar outras informações relevantes. Entre elas a formação escolar, o nível de idiomas, se realizou trabalho voluntário ou se já atuou fora do mercado formal.

Colocar os cursos e a carga horária de cada um deles é bem importante, principalmente se eles estão relacionados à vaga de seu interesse.

Trabalhos voluntários também somam pontos para quem busca por emprego, mesmo que sejam vagas para jovem aprendiz, estágio ou para profissionais.

Curriculum Vitae Pronto para Preencher e Imprimir

Saber descrever suas habilidades também é importante, mas evite cair na mesmice de dizer que é “proativo” e “criativo”, pois por mais bonitas que essas palavras pareçam, o recrutador que está avaliando um currículo sem experiência sabe que elas não querem dizer nada.

Opte por destacar o que você sabe fazer de melhor, os conhecimentos que você adquiriu nos conhecimentos e as habilidades também adquiridas nesses cursos que você já realizou.

A empresa precisa saber o que você saber fazer, é assim que o seu curriculum será destacado entre os demais que a empresa recebe diariamente.

Tópicos Importantes Para Criar um Currículo

O currículo sem experiência é exatamente igual aos demais currículos, tanto para o jovem que busca o primeiro emprego, como para o profissional que está mudando de área no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

As áreas principais de currículo são: Dados pessoais (nome completo, idade, estado civil, endereço completo, telefone e e-mail), Objetivo profissional (coloque a área onde quer atuar), Formação Acadêmica (comece o último grau cursado), Idiomas, Informática, Cursos Profissionalizantes, Voluntariado ou Outras Experiências.

Caso não tenha realizado nenhum tipo de trabalho, troque esta última área por habilidades ou qualificações e liste o que você tem de melhor para oferecer à empresa.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.