Enviar Currículo por E-mail ou Entregar Pessoalmente?

Enviar currículo e aguardar o contato da empresa é uma situação que gera ansiedade a todos que estão em busca de novas oportunidades profissionais.

Na falta de retorno, muitos candidatos tentam saber se fizeram certo ao enviar o documento da forma como enviaram, surgindo dúvidas sobre o conteúdo, sobre seu perfil, e muitas outras coisas que passam na nossa cabeça.

Existe o jeito certo de enviar currículo? É melhor entregar pessoalmente ou enviar por e-mail? Neste artigo vamos responder as suas dúvidas.

O que Deve Ter no Currículo

Para atrair o recrutador um currículo simples e bom deve conter os seguintes dados:

  • Dados Pessoais
  • Objetivos
  • Formação Acadêmica
  • Experiência Profissional
  • Idiomas
  • Informática
  • Cursos Extracurriculares

O tamanho máximo que um currículo deve ter é de até duas folhas A4, por isso tente resumir o máximo possível de suas qualificações para não exceder as duas folhas.

Enviar currículo com foto apenas para as empresas que assim solicitarem, jamais faça xerox de vários documentos com uma imagem 3×4 anexada na folha.

Quem precisa de um modelo de currículo para primeiro emprego pode colocar no lugar da experiência profissional, suas atividades extracurriculares, como estágios, trabalhos voluntários ou experiências da faculdade.

Currículo por E-mail ou Pessoalmente

Você não precisa se preocupar se não tiver informações para preencher em um dos campos, desde que consiga mostrar ao recrutador todas as suas qualidades e habilidades para ocupar a vaga de seu interesse.

E quando falamos em interesse profissional, queremos dizer sobre o cargo que você pretende exercer. Coloque essa informação logo no começo do currículo no campo “Objetivo”. Se colocar mais de uma atividade profissional, selecione carreiras semelhantes ou faça um currículo para cada atividade de seu interesse.

Como Enviar o Currículo: Por E-mail ou Pessoalmente?

Muitas empresas já utilizam banco de currículos online e usam a internet para conseguir controlar o recebimento de currículos.

Porém há muitas empresas e agências de emprego que aceitam sim o currículo impresso. Então vale a pena ter algumas cópias para entregar sempre que ver um anúncio ou quando quiser ir pessoalmente até uma empresa de seu interesse.

Quem costuma comprar jornal de empregos ou ler classificados também vai encontrar oportunidades que pedem para enviar currículo pessoalmente.

Para enviar currículo por e-mail, verifique no anúncio se a empresa tem uma conta de correio eletrônico própria para o processo seletivo. É comum que empresas grandes tenham o setor de recrutamento para receber esses documentos.

Mas empresas pequenas dificilmente abrem conta própria para isso, dando então o e-mail da pessoa que irá receber e selecionar os participantes do processo seletivo.  Envie o currículo apenas para o e-mail divulgado ou entre em contato com a empresa por telefone pedindo o e-mail da pessoa responsável.

Fale Diretamente Com o Recrutador

Se você tem interesse em trabalhar em uma empresa, mas não sabe se há vagas no momento é bom entrar em contato e conversar com o responsável.

Não precisa ser pessoalmente, o telefone pode servir para fazer essa ligação. Assim você não gasta tempo de enviar currículo para uma empresa que não tem vagas ou que não contrata pessoas com o seu perfil e formação.

Em épocas de grande desemprego muitos profissionais enviam seus currículos para todos os lugares possíveis sem saber se serão chamados e quando isso irá acontecer.

O desespero por conseguir uma vaga é aceitável, mas terá mais chances que vencer o lugar comum e entrar em contato com a pessoa responsável pela contratação de cada empresa para mostrar interesse em trabalhar.

Não fique com vergonha, entre em contato por telefone ou até mesmo pelo e-mail e veja quais são as chances de contratação para os próximos meses. Diz os motivos que te faz bater naquela porta e o que você faz, assim terá uma resposta da empresa que irá te deixar informado sobre a situação da mesma.

Enviar Currículo por E-mail ou Entregar Pessoalmente?
4.8 (96.18%) 241 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.