Modelos de Cartas de Apresentação Profissionais

Para te ajudar a encontrar um emprego vamos te ensinar como usar os modelos de cartas de apresentação. Esse documento não é obrigatório, mas pode ser enviado junto ao currículo para aumentar suas chances no processo seletivo.

Especialistas do ramo de RH afirmam que enviar a carta de apresentação é uma forma de mostrar interesse ao recrutador.

Referências Profissionais nos Modelos de Cartas de Apresentação

A carta é um ótimo documento para enviar um currículo por e-mail. A ideia é chamar atenção do destinatário para que ele tenha o interesse de abrir o seu currículo.

A função do documento é ser uma apresentação, um marketing pessoal que irá “vender” o profissional para o recrutador. Isso é cada vez mais importante a quantidade de candidatos que tentam vencer o desemprego apostando nas poucas vagas.

Por isso é que os modelos de cartas de apresentação são tão importantes, pois com eles você terá uma noção do que escrever.

Modelos de Cartas de Apresentação

Além de ser enviada no corpo do e-mail, a carta de apresentação também pode ser enviada em sites de recrutamento. Para enviar o currículo presencialmente não é necessário ter uma carta impressa.

Com os modelos de carta de apresentação fica fácil pensar em palavras que possam te descrever e mostrar seu perfil.

Dicas para Cartas de Apresentação Profissional

Para escrever modelos de cartas de apresentação você precisa entender que o documento precisa ser interessante para quem está lendo. Não há números de linhas, mas a recomendação é que seja algo conciso, objetivo e informativo para impressionar o leitor.

Algumas dicas para criar a sua própria carta de apresentação é pensar no emprego que está procurando e se destacar. A carta será uma apresentação do seu currículo e deve mostrar que você está disponível para o mercado de trabalho.

Lembre-se de colocar os pré-requisitos da vaga que você possui, mostre que conhece a empresa, não ter erros de português. Vale então pensar em formas de falar sobre você sua experiência profissional mostrando que está preparado para assumir o cargo.

Apresentando Profissionalmente a Empresa Contratante

Para mostrar que você tem os requisitos da vaga, não fale apenas dos seus conhecimentos, mas também comportamentais são importantes.

Uma pessoa com interesse em vaga de recepcionista pode destacar tendo conhecimento em Pacote Office, boa dicção, facilidade em comunicação…

Um modelo de carta de apresentação para esse profissional seria:

“Prezado [nome do recrutador], gostaria de me candidatar à vaga de recepcionista na [nome da empresa]. Tenho [tantos anos] de experiência na área, conhecimentos em pacote Office, conhecimentos na rotina de escritório, boa dicção e facilidade de comunicação interpessoal.

Atenciosamente, [seu nome].”

Outra forma de escrever a carta de apresentação é a seguinte:

“Prezados Senhores,

Busco nova proposta de trabalho na área de recepcionista, para isso apresento-lhes meu currículo no corpo deste e-mail [envie anexado apenas se empresa pedir].

Entre minhas características básicas encontram-se: conhecimentos em pacote Office, conhecimentos na rotina de escritório, boa dicção e facilidade de comunicação.

Informo ainda que tenho disponibilidade para trabalhar em período integral, ou de acordo com a necessidade da organização.

No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.

Atenciosamente, [seu nome completo].”

Modelos de Cartas

Com esses modelos de cartas de apresentação você consegue preencher cartas de apresentação para todos cargos, basta alterar os dados.

Nunca minta informações para impressionar o recrutador, pois durante o processo seletivo você será avaliado e poderá ser chamado para comprovar os requisitos que colocou na carta e no currículo.

Lembre-se de mudar a carta de apresentação sempre que for buscar vagas em outras áreas, tentando fazer um documento único para cada currículo que enviar.

Para isso, basta modificar as informações como o nome do recrutador e da empresa, o cargo pretendido e suas habilidades que mais combinam com aquela atividade profissional.

Pensando nas informações com cuidado e evitando erros de português é possível criar cartas de apresentação que realmente irão te destacar entre os demais candidatos, apontando ao recrutador que você está preparado para assumir o cargo e desenvolver suas atividades com precisão.

Algumas informações que podem ser uteis nessa carta é o nome de quem te indicou ao cargo, caso tenha, os cursos que você fez na área do cargo que possa ser considerado um diferencial ou certificados que são importantes para a atuação na área.

Outros modelos de cartas de apresentação profissional:

Modelo 1

Exmoº(a) Senhor(a),
De acordo com a indicação do Sr. João da Silva, envio meu currículo para apreciação.
Há cinco anos atuo na área de divulgação e markerting da empresa Ramos&Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais.
Neste momento, busco uma efetivação no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.
Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.

Modelo 2

Exmoº Senhor,
Em busca de nova proposta de trabalho na área Administrativo-Financeira, apresento-lhes meu currículo anexo.
Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, perfeccionismo, auto-exigência, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral.
Informo ainda que estou disponível para viagens, de acordo com a necessidade da organização.
No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.
Atenciosamente,

Modelo 3

Exmoº Senhor XXX
Director dos Recursos Humanos
Estou à procura de novos desafios profissionais na área de Recursos Humanos e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.
Sou graduada em Comunicação Social e História, com pós-graduação em Administração. Atuo na área de Recursos Humanos há nove anos, com destaque para o desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento, tendo inclusive obtido a certificação ISO-9001.
Envio anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei fornecer mais informações sobre minha experiência profissional.
Cordialmente,

Modelo 4

Prezado,
Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicação Empresarial com carreira em escritórios de advocacia e no Banco Banespa, onde adquiri sólida experiência em relações com a imprensa, clientes, órgãos de defesa do consumidor, gestão de produtos, suporte a desenvolvimento de agências e postos de serviços, análise de concorrência, formação e liderança de equipes, interface entre banco e empresas seguradoras e de cartões de crédito e áreas administrativas. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, tenho pós- graduação em Jornalismo.
Visando posições em empresas suas clientes, encaminho meu currículo e estarei à sua disposição para um contato pessoal e informações adicionais sobre minha carreira
Atenciosamente,

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *