Modelos de Currículo para Estágio Nível Superior

Neste artigo te damos dicas de como criar um Currículo para Estágio de nível superior, tanto para imprimir, como para enviar por e-mail.


Montar um currículo para estágio é uma das grandes dúvidas que estudantes do ensino superior possuem. Aliás, poucos são os universitários que já possuem experiência profissional na área que estudam e os demais precisam saber o que colocar nesse documento para conquistar a vaga.

Mas não há segredos para montar esse documento, basta saber detalhar as suas habilidades e convencer o recrutador de que você é o melhor profissional para aquela vaga, lembrando que para estágio experiência não é obrigatório.

O Que Deve Ter No Currículo Para Estágio

Se algo que muda no currículo para estágio de ensino superior é a área de resumo das qualificações que deve vir abaixo do objetivo profissional.

Nesse campo você pode listar as suas qualificações para o cargo de estagiário na sua área de estudo.

É interessante listar coisas do tipo habilidades para as rotinas do setor de seu interesse, aptidões para exercer a função, conhecimentos interessantes para aquele cargo e outras qualidades e habilidades que tenham ligação com a vaga de estagiário.

Não há certo e errado nesses requisitos, mas é importante que o candidato ao cargo de estagiário crie uma ligação entre as habilidades que ele realmente possui com a função que ele irá exercer.

Currículo para Estágio Nível Superior

As demais etapas do currículo devem ser as mesmas de um currículo profissional que são: Dados Pessoais, Objetivo, Formação acadêmica, Experiência profissional (se tiver), Idiomas, Informática, Cursos Extracurriculares.

A sessão “Resumo de Qualificações” deve vir abaixo do objetivo profissional e antes da formação acadêmica, como pede os modelos de currículo para estágio mais tradicionais.

O interessante é que esse resumo venha a complementar o documento com dados importantes para mostrar que o aluno de ensino superior tem condições de assumir uma vaga como estagiário.

Currículo Online Para Programa de Estágio

Muitas empresas já informatizaram o setor de contratação e exigem que os currículos para estágio de nível superior sejam entregues pela internet. Se a empresa solicitar o preenchimento de um cadastro online, é importante preencher cada etapa tomando cuidado para não errar os dados.

Os bancos de currículo online são eficientes para separar os candidatos por grupos específicos, nesse caso a empresa irá analisar a sua formação e se já desenvolveu algum trabalho antes. Ainda que não seja obrigatório, qualquer experiência no setor, ainda que seja pesquisa acadêmica, irá contar pontos ao candidato.

Outras empresas, porém, pedem que o currículo seja enviado por e-mail. Nesses casos você pode utilizar o modelo de currículo para estágio de nível superior para escrever um currículo seu e utilizá-lo para enviar por e-mail.

Lembre-se de colocar o documento sempre no corpo da mensagem, a menos que a empresa solicite que ele esteja em anexo. Ao anexar, verifique se o documento está salvo com o seu nome. Isso é importante porque a empresa fará o download do documento já com o nome do candidato.

Onde Encontrar Estágio de Nível Superior

Há inúmeras empresas contratando estagiários de nível superior, você pode se cadastrar no site das empresas que tiver interesse em se tornar funcionário. Grandes companhias brasileiras e multinacionais oferecem informações sobre os processos seletivos em seus websites.

Você também pode imprimir seu currículo e olhar em classificados de jornais ou pela internet o endereço das empresas que contratam estagiários do seu curso superior e enviar o currículo pessoalmente.

Nada te impede também de ligar para as empresas e perguntar o e-mail para enviar o currículo para estágio, muitas empresas não fazem programas de estágio, mas por lei possuem vagas para esses alunos.

O ideal é falar por telefone mesmo com os responsáveis e verificar se há vagas abertas ou previsão para que novas oportunidades surjam na empresa de seu interesse.

Se cadastrar em sites de emprego também é interessante para estágios, Curriculum.com.br, Infojobs e Catho são algumas opções para você se cadastrar e tentar vagas de estágio que são anunciadas diariamente em todas as regiões do Brasil.

Também há empresas próprias para a contratação de estagiários como o CIEE e o NUBE que fazem a ligação entre empresas, escolas e estudantes de todos os níveis de escolaridade. Nessas empresas é possível conseguir colocação profissional em empresas de todos os portes.

Crie perfis em todos esses sites e entre diariamente para verificar a abertura de novas oportunidades de estágio, quanto mais você procurar maiores serão a chances de ser chamado para entrevista e assim conquistar uma vaga de estágio.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.