Modelos de Currículo: Saiba Como Fazer Currículo e Currículos Prontos

Preparamos um Guia completo com Modelos de Currículo, formas de preencher objetivo profissional, como transformar Word em PDF e muito mais.


Procurar modelos de currículo que melhor mostre seu perfil profissional pode aumentar suas chances de conquistar um novo emprego. Isso porque cada tipo de currículo pode destacar os seus pontos mais fortes e assim mostrar ao recrutador que você tem o perfil da vaga.

Para te ajudar a encontrar e montar o melhor currículo profissional, preparamos esse guia completo com as informações mais relevantes sobre como criar, preencher e enviar currículo para encontrar oportunidades de emprego.

Vá direto para o Assunto que lhe interessa.

Modelo de Currículo Atualizado e Simples
Modelo de Currículo para Trabalho Temporário
Modelos Prontos de Curriculum para Trainee
Modelo de Currículo para Quem Está Trabalhando
Currículo para Jovem Aprendiz Primeiro Emprego
Currículo para Profissionais com Ensino Médio
Modelo de Currículo para Estágio Nível Superior
Como Fazer Currículo de Forma Rápida e Correta
Como Fazer Currículo no Word Online
Como Converter Currículo em Word para PDF e PDF para Word
Currículo Pronto em Word ou PDF Qual a Melhor Opção?
10 Erros no Currículo que Podem Custar sua Vaga
Objetivo no Currículo Como Preencher de Forma Correta
Enviar Currículo por E-mail ou Entregar Pessoalmente?

Sabemos que em época de crise financeira há muitas pessoas procurando trabalho, por outro lado também vemos muitas empresas que possuem vagas, mas não recebem currículos bons o suficiente para contratar o profissional.

Modelo de Currículo Atualizado e Simples

Uma das melhores formas de entrar em contato com a empresa para procurar trabalho é utilizando um currículo simples. Você já deve ter algum currículo pronto, não é? Caso não tenha, ensinaremos a seguir como criar o seu no Word.

Modelos de Currículos Prontos

 

Agora se você já tem modelo de currículo pronto no seu computador é hora de abrir esse arquivo e fazer a atualização de seus dados. Veja primeiramente se seus dados de contato estão corretos. Aproveite também para tirar a sua idade e trocar pela data de nascimento, fica mais difícil pro recrutador de descartar caso tenha uma idade maior do que ele pensa em contratar.

Feito isso, é hora de ler em voz alta tudo o que você escrever nesse currículo e fazer as devidas modificações para evitar erros de digitação e erros de português. Lembre-se que o currículo deve ser objetivo, tire todos os excessos e salve o modelo atualizado.

Modelo de Currículo para Trabalho Temporário

Diante de um mercado saturado e do alto índice de desemprego, o ideal para vencer as dificuldades é procurar empregos temporários que também são porta de entradas para oportunidades efetivas.

Se você tem interesse em trabalhar como profissional temporário, saiba que é preciso criar modelos de currículo próprio para esse tipo de atividade, colocando no seu objetivo profissional que você tem interesse nesse tipo de vaga.

Pesquise na sua região o tipo de empresa que emprega profissionais temporários e faça um currículo mostrando interesse naquela função. Se tiver cursos ou experiência comprovada na área de seu interesse, coloque no documento e aproveite para destacar suas habilidades em desenvolver aquele trabalho.

Caso não tenha experiência, não fique com medo. Muitas empresas dão oportunidades de trabalho temporário para quem não tem experiência na área.

Modelo Pronto de Curriculum para Trainee

Quem está terminando a faculdade ou já tem até dois anos de formado encontra muitas oportunidades como Trainee. E nessas horas surge a dúvida: como preparar modelos prontos de currículo para Trainee?

O currículo para Trainee deve destacar as experiências e conhecimentos desses jovens profissionais, busque modelos que tenham sessões como habilidades e qualificações profissionais para que você possa destacar esses pontos.

Modelo de Currículo para Quem Está Trabalhando

Já para quem está trabalhando e busca um emprego melhor, é preciso focar em um objetivo profissional e listar as atividades que você realiza nesse emprego atual e nos anteriores que tenha ligação com essa função que você pretende exercer.

Os melhores modelos de currículo para este caso são os que dão ênfase para a experiência profissional onde você poderá listar suas qualidades.

Currículo para Jovem Aprendiz Primeiro Emprego

Quem está em busca do primeiro emprego pode pesquisar pelo modelo de currículo para jovem aprendiz que é um programa que abre espaço para adolescentes e jovens iniciarem sua vida profissional em grandes empresas privadas ou públicas.

Nesses casos, o currículo não precisa ter experiência profissional, mas é interessante que o candidato coloque suas qualidades e até cite trabalhos voluntários, caso já tenha exercido algo neste sentido.

Curriculum para Profissionais com Ensino Superior

Tem ensino superior e está em busca de uma vaga na área? Então crie um currículo profissional para quem tem ensino superior destacando suas atividades realizadas na faculdade. Se fez estágio é interessante colocar no currículo o tipo de atividade que exerceu.

Se for formado em uma área com várias possibilidades de atuação no mercado, crie um currículo para cada atividade profissional que você possa desenvolver. Sempre destacando suas qualidades que serão interessantes para aquela função.

Currículo para Profissionais com Ensino Médio

Ter ensino médio não é problema para quem busca por boas oportunidades de emprego, mas tudo vai depender do seu interesse e também da sua experiência profissional anterior. Procure modelos de currículo onde você possa destacar suas qualidades e habilidades que tenham relação com a vaga de seu interesse.

Há muitas empresas que contratam profissionais com ensino médio, mas a concorrência é maior. Vale a pena fazer cursos e procurar melhorar seu currículo para ter mais chances de conquistar um emprego.

Modelos de Currículo para Estágio Nível Superior

Estágios no ensino superior são obrigatórios na maioria dos cursos, por isso é interessante fazer um currículo para estágio que possa despertar o interesse das empresas para te contratar.

Além de fazer um currículo com suas informações pessoais é preciso destacar o seu curso e procurar diretamente empresas da sua área de estudo que possam ter vagas para estagiários. Sites como o NUBE e CIEE também são ótimos para procurar vagas em todo o Brasil.

Como Fazer Currículo de Forma Rápida e Correta

A melhor formar de fazer um currículo rápido e correto é tendo acesso ao Word, o programa já possui modelos de currículo prontos e que facilitam o preenchimento de todas as áreas necessárias.

São vários modelos disponíveis, você precisa escolher um seguindo os critérios que listamos acima, assim poderá dar ênfase para os seus pontos positivos para conquistar as vagas disponíveis no mercado.

Como Fazer Currículo no Word Online

No Word você pode abrir uma nova página em branco e digitar as informações principais que são: Nome completo, dados pessoais, objetivo profissional, formação acadêmica, experiência profissional, idiomas, conhecimentos em informática e cursos extracurriculares.

Você também pode pesquisar por um modelo pronto de currículo e fazer o preenchimento de cada ponto prestando atenção para não cometer erros que poderão te prejudicar no processo seletivo.

Para te ajudar na criação desse documento, deixe suas informações listadas ou documentos como Carteira de Trabalho e certificados de cursos próxima da mesa para que você não esqueça de nenhuma informação.

Como Converter Currículo em Word para PDF e PDF para Word

O Word é o melhor programa para se preparar um currículo, você poderá editar esse documento sempre quiser, também poderá encontrar outros modelos de currículo e fazer as alterações dependendo do seu crescimento profissional.

E com o Word também é possível converter o currículo para PDF, um formato de arquivo que preserva suas informações ao mesmo tempo que impede que outra pessoa venha a editar os seus dados.

A conversão é feita através do próprio Word na opção Arquivo > Exportar > Criar PDF ou através de sites próprios que são gratuitos e não exigem o cadastro de usuários para fazer a conversão de Word para PDF ou PDF para Word.

Currículo Pronto em Word ou PDF Qual a Melhor Opção?

Muitos profissionais ficam em dúvida de qual é o melhor formato para deixar o currículo. O Word é um programa facilmente aberto em todos os computadores e celulares, já o PDF são poucos os dispositivos com o Adobe Reader.

Sugerimos que você mantenha uma cópia do seu currículo em Word e se for solicitado por alguma empresa, faça a atualização do documento e salve uma cópia em PDF para enviar.

Se tiver que enviar o currículo pelo e-mail, prefira sempre enviá-lo no corpo da mensagem, agora se for anexá-lo faça isso com a cópia em PDF que é muito mais seguro.

10 Erros no Currículo que Podem Custar sua Vaga

Na luta por uma vaga de emprego, muitos profissionais cometem erros em seus currículos que podem atrapalhar e até colocar suas chances, que já são poucas, no lixo.

Os 10 principais erros de currículo são:

  1. Excesso de Detalhes
  2. Pretensão Salarial
  3. Foto na Folha
  4. Currículo Longo
  5. Layout Sem Padrão
  6. Informações Falsas
  7. Palavras Erradas
  8. E-mail não profissional
  9. Falta de modéstia
  10. Inserir Hobbies

Objetivo no Currículo Como Preencher de Forma Correta

Um dos erros que também podem te prejudicar é não saber preencher o objetivo profissional nos modelos de currículo. É importante que você consiga descrever na folha a área que você deseja atuar, deixando claro para o recrutador.

Muitos profissionais cometem o erro de deixar essa opção em branco, e isso prejudica a sua recolocação no mercado de trabalho. O recrutador precisa saber as suas intenções e se você possui a qualidade para assumir o cargo.

Outra dica importante é ter um currículo para cada objetivo profissional. Dessa forma você terá muitas chances de conseguir uma vaga, quer seja na sua área ou em outra posição que você já tenha atuado e tem interesse em voltar a desenvolver aquela função.

Enviar Currículo por E-mail ou Entregar Pessoalmente?

Há uma grande dúvida entre os profissionais: enviar currículo por e-mail ou entregar pessoalmente? Hoje a grande maioria das empresas já informatizaram o setor de recursos humanos e muitas possuem e-mail próprio para o recebimento de currículo.

Até as agências de emprego estão informatizadas e possuem bancos de dados digitais onde deixam anotados todos os currículos que recebem.

Mas isso não significa que você não pode mais entregar currículo pessoalmente, pelo contrário, há uma série de empresas que valorizam o profissional que entrega o documento em mãos. Para não perder tempo, porém, é importante entrar em contato com a empresa e verificar se você pode ir até ela para entregar o currículo.

De qualquer forma, é interessante também saber enviar esse documento por e-mail, lembrando sempre de colocar os dados copiados dentro da mensagem, se for anexar o documento no e-mail, faça isso utilizando a cópia em PDF.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.