Modelos de Currículo Para Todos os Níveis Profissionais

Um bom currículo é essencial para qualquer trabalhador que busca emprego nas áreas em que deseja. O que define a contratação ou não pode estar na apresentação de seus potenciais! Por isso, é fundamental você saber apresentar as suas habilidades e todo o seu potencial.

Você está com dúvidas de como deve montar o seu curriculum profissional ou como enviar corretamente para as empresas? Não se preocupe. Aqui, suas principais dúvidas serão sanadas. Prossiga com a leitura para que você descubra qual é o melhor meio de mostrar suas características pessoais e profissionais para os empregadores!

Currículo Pronto para a Profissão Correta

É importante que você saiba a importância de ter um bom currículo. Mas, não é apenas colocar suas características em uma folha e distribuir para as empresas. Aliás, essa é uma técnica que dificilmente dá certo!

Você tem que colocar suas habilidades específicas para a área que você está se candidatando. Não é interessante você anotar suas habilidades no inglês, sendo que a área que você está concorrendo precisa de trabalho braçal. O mesmo pode ser descrito se você coloca suas experiências profissionais na rua, mas a vaga é para ser professor. Aprenda a listar suas aptidões!

Perguntas Sobre Currículo Importantes

Currículum Pronto para a Vaga Concorrida

Completando o tópico acima, é fundamental que você tenha preenchido corretamente cada habilidade para a vaga que está concorrendo. Os empregadores não escolhem pelo vasto conhecimento que você tem, e sim pelas habilidades que você possui na vaga em que ele precisa de um trabalhador. Afinal, é por isso que ele está contratando, não é?

Outra dica é que você se candidate apenas para as vagas que você sabe que dará conta. Não é indicado você se candidatar em vagas que não possuem o seu perfil físico, intelectual ou precisam da experiência que você não tem. Isso pode ser bem frustrante para você e o seu patrão.

Erros Comuns na Hora de Preencher o Curriculum Vitae

  1. Mentir: Colocar experiências que nunca existiram e preencher características que você não possui. Isso é prejudicial!
  2. Não preencher os seus dados corretamente: Caso você seja selecionado, é de suma importância que os seus meios de contato estejam devidamente preenchidos;
  3. Generalizar: É o típico erro de quem está montando um curriculum para ser entregue em diversas funções, completamente diferentes entre si. Saiba montar um que agrade para a vaga que você está se colocando à disposição;
  4. Enrolar demais: Ninguém gosta de quem “enche linguiça”. Seja simples, vá direto ao ponto;
  5. Erros ortográficos: revise bem o texto que será enviado! É o seu currículo que está em jogo!
  6. Falta de organização: Se uma pessoa não sabe montar um curriculum por causa da desorganização, nós podemos ver o que se espera quando for contratada. Evite erros cronológicos e excesso de informações. Assim terá um currículo agradável de ler;
  7. Excesso de elogios sobre você: As palavras “proativo”, “empenhado” ou “criativo” devem ser observadas pelo empregador, e não por você. Isso pode soar como arrogância! Tome cuidado.

Objetivo no Currículo, Informe Seu Objetivo Profissional

Tenha um currículo objetivo! Porque você está se candidatando para determinada vaga? O que você acha que pode acrescentar naquela empresa? O que você espera com esse trabalho? Todas essas questões devem ser respondidas por você antes de colocá-las no curriculum.

Lembre-se de que os profissionais que irão ler o seu currículo querem objetividade! Portanto, nada de enrolação ou mentiras para parecer mais agradável. Além de ser um péssimo hábito, isso irá ser desmanchado na entrevista pessoal, caso não seja uma verdade. O ideal é ter um curriculum simples e direto, para aumentar as suas chances na conquista por um emprego.

Objetivo Curriculum Vitae

Formação e Cursos ExtraCurriculares

Colocar suas formações extras e quais cursos você já fez é essencial para se destacar no meio de vários concorrentes. Os profissionais que estão contratando querem pessoas cada vez mais especializadas em algo. Por isso a formação profissional através de palestras e cursos é importante de serem anexados em seu currículo.

Mas, tome cuidado! É necessário colocar um curso de farmácia, sendo que a vaga que você está concorrendo é sobre indústria civil? Não! Tenha sabedoria quando estiver preenchendo cada uma de suas especialidades. São elas que vão te levar em um lugar mais alto na carreira.

Experiencias Profissionais no Curriculum Vitae

Outro fator que deve ser mencionado em seu curriculum são suas experiências profissionais. Quais foram seus trabalhos anteriores? O que você aprendeu com eles que pode te ajudar na vaga em que você está concorrendo? Isso pode ser outro destaque positivo para você entre os que estão disputando a mesma vaga.

Citas as suas experiências profissionais, com toda certeza irá mostrar que você é um trabalhador dedicado e que não teme ao trabalho. Isso é muito difícil hoje em dia! Por isso, caso tenha experiências profissionais, coloque-as em seu currículo. Elas podem definir se a vaga será sua ou não!

Experiência Profissional no Currículo

Atividades Extracurriculares Pode Ser o Seu Diferencial

Se você procura uma oportunidade de potencializar o seu currículo ainda mais, basta você procurar atividades extracurriculares. Elas são ótimas para se diferenciar dos demais que estão concorrendo com você. O que acha de correr atrás dessas atividades? Você não irá se arrepender.

O número de atividades extracurriculares não tem limite. Quanto mais você tiver, melhor! Com isso, você só irá ganhar benefícios com o seu futuro chefe. Sabendo disso, corra atrás de novas experiências, para quem sabe, conseguir o emprego dos seus sonhos. Siga esta dica e o sucesso profissional estará bem mais perto do que você pensa!

Atividades ExtraCurriculares

Habilidades Profissionais que Você se Destaca

Saibam quais são as suas melhores habilidades profissionais. Saber o quanto você se destaca em determinada área é extremamente importante para que você saiba direcionar os seus currículos para algum lugar. Ter um autoconhecimento é fundamental no período em que estamos.

Conhecer quais são suas vocações também é importante para que você seja certeiro no envio. Com isso, você pode potencializar ainda mais as suas características marcantes. É essencial você saber o que te agrada e o que não te favorece. Tendo essas informações, a chance de entrar em um emprego que não gosta ou não te estimula a crescer é bem menor.

Falar Outros Idiomas é Um Diferencial a Seu Favor

Se você souber outro idioma para colocar será excelente. A forma com que os empregadores tratam os concorrentes é bem diferente, caso ele tenha alguma formação em idiomas.

Hoje em dia é praticamente impossível você ter algum emprego sem saber o mínimo de inglês. A língua estrangeira mais falada no mundo é muito importante para qualquer setor de trabalho. Portanto, se você ainda não possui formação em línguas estrangeiras, o mais recomendado é que você faça um curso de inglês o mais rápido possível. Se souber algum outro idioma, melhor ainda!

Cursos de Idiomas no Curriculum Vitae

Referencias Profissionais São Importantes

Outro fator que é muito ignorado na montagem de currículos são as referências profissionais. Apesar de serem essenciais, muitos ignoram esse fator e acabam se prejudicando na seleção de candidatos na entrevista de emprego. Não é recomendado que você deixe de lado suas referências profissionais, elas podem ser o seu trunfo na hora de conquistar uma vaga.

Faça o seu currículo com calma e se atente no que é extremamente importante, como esse. Não se esqueça! E não omita nada, pois o empregador pode descobrir algo de um jeito ruim. Portanto, coloque suas referências profissionais de maneira clara.

Carta de Apresentação no Currículo é Importante

A carta de apresentação no currículo é muito importante. Outro tópico que deve ser falado, pois muitos sequer acreditam que isso é levado em conta. Principalmente para aqueles que desejam o primeiro emprego, é primordial que você conheça os benefícios da carta de apresentação e coloque-as em seu curriculum vitae.

Existem muitos sites que possuem um lugar específico para que a carta de apresentação seja colocada. Nela, deixe claro os seus objetivos, suas motivações, sua formação e porque você é a pessoa que a empresa está procurando. Sabendo ser claro nessa proposta, o empregador terá mais chances de te chamar para uma entrevista.

Carta de Apresentação no Currículo

Currículo para Estudante em Início de Carreira

Para um estudante é simples. Basta você informar os seus dados escolares, como a graduação e a escola em que estuda. Também é interessante informar quais são os idiomas que você tem conhecimento e qual o grau de familiaridade com ele. Depois disso, informe suas habilidades e qual a sua experiência no mercado de trabalho.

Curriculum Vitae para Estágio Remunerado ou Não

Se o seu caso for esse, é de bom grado informar qual é o curso que você deseja, qual é a sua familiaridade com o curso em questão e quais foram as suas experiências profissionais que remetem ao estágio que você está se inscrevendo. Tenha essas informações bem claras no seu documento!

Modelo de Currículo para Trainee

Você pode encontrar vários modelos de curriculum vitae para serem baixados pela internet. Caso queira, você irá encontrar currículos que pedem o preenchimento de seus objetivos e logo após que você faça um resumo de todas as suas qualificações. Para isso, seja simples e objetivo, nada de enrolação!

Modelo de Currículum Para Profissional em Início de Carreira

Se você está no início de sua carreira, existe um modelo de currículo que é ideal que você siga. Coloque os seus dados de contato, todas as suas informações relevantes como o estado civil e endereço. Logo após isso, preencha o curriculum como normalmente faz, com suas aptidões, os idiomas que você compreende e todas as demais qualificações que achar necessária.

Modelo de Currículo para Especialista ou Gestor Júnior

Para alguém que está ansiando este cargo, é necessário que você preencha todas as suas informações sobre os trabalhos anteriores. Além dos dados normais, você deve colocar todas as suas experiências profissionais e o quanto você aprendeu em cada uma delas. É indispensável preencher com o nome de cada empresa que você trabalhou.

Curriculum Vitae para Gerente Profissional

Este tipo de currículo segue o mesmo modelo do citado acima. A diferença é que, para incrementar e dar mais destaque as suas habilidades, é necessário que você descreva sua trajetória trabalhista por 5 ou 10 anos. O restante é opcional, mas é válido para que haja um destaque a mais.

Modelo de Curriculum Vitae para Coordenador ou Supervisor

Neste tipo, o que é focado são as habilidades do profissional. Provavelmente, este trabalhador realizou as mesmas funções em diferentes empresas, portanto, não é necessário que você cite cada uma delas. Foque em qual foi o seu desempenho e os seus pontos fortes em cada local que trabalhou.

Curriculum para Diretor Profissional em Todos os Níveis

Este profissional já alcançou patamares elevados, portanto não é necessário citar cada emprego que passou. Foque nas habilidades e tudo que você acha que foi necessário para a ascensão. Isso basta para ter uma boa apresentação sem deixar detalhes importantes de lado.

Currículo para Profissional Muito Experiente

Recomendado para aqueles que possuem várias formações acadêmicas e profissionais. Neste caso, o que deve ser feito é agrupar todas as suas experiências. Citar uma por uma pode tornar o currículo cansativo de ler. Faça o que for possível para que tudo seja bem claro para que vá lê-lo, mas, ao mesmo tempo, que não deixe nenhuma informação passar despercebida.

Modelo de Curriculum Vitae para Profissional CEO

Este é um dos modelos mais elevado de currículos. O profissional que o utiliza já alcançou altos patamares e não necessita ficar preso em longas descrições. Este documento é enxuto e objetivo. Destaque quais são os seus maiores atributos e o que você fez em determinada empresa que causou um impacto muito relevante.

Currículo é Muito Importante

O currículo é extremamente necessário para a qualificação em uma empresa. Com ele, nós conseguimos mostrar todo o potencial e nossas habilidades que podem contribuir para o local em que estamos nos candidatando. Portanto, faça-o com zelo! E, se possível, deixe as informações claras para facilitar sua chamada para a entrevista conforme dicas da Wikipédia.

Modelos de Currículo Para Todos os Níveis Profissionais
4.8 (95.07%) 150 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.