Bolsa Formação Estudante Como se Inscrever

Bolsa Formação Estudante oferece cursos técnicos gratuitos em diversas instituições de ensino para alunos do Ensino Médio da rede pública pelo Pronatec.


O Governo Federal oferece um programa para estudantes do Ensino Médio que desejam fazer curso técnico gratuito. Através do Bolsa Formação Estudante é possível ter acesso a cursos técnicos em diversas instituições sem pagar nada, uma condição exclusiva para jovens de baixa renda.

Os cursos técnicos são oferecidos dentro do programa Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), uma parceria entre o governo e instituições de ensino particulares e privadas.

Os interessados no Bolsa Formação Estudante podem procurar por uma unidade educacional que participe do programa como o SENAI, SENAC, SENAT, SENAR, Instituições Federais, Sistema Nacional de Emprego (SINE), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  e outras escolas.

 Duração do curso

O curso técnico oferecido pelo Bolsa  Formação Estudante é um curso técnico regular com 800 horas-aulas que podem demorar de dois a três anos para serem concluídos.

Durante este período o aluno segue cursando o ensino médio normalmente, pois as aulas do curso técnico são ministradas em um período diferente para que o aluno não abandone o curso regular.

Cursos do Pronatec

São 220 cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec do qual o Bolsa Formação Estudante faz parte, os cursos estão divididos em eixos tecnológicos para as seguintes áreas do conhecimento:

Bolsa Formação Estudante

 

Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Dentro dessas áreas o aluno poderá optar pelo curso de sua preferência, verificando quais estão disponíveis em sua cidade ou região. É importante dizer que são as instituições de ensino que definem quais são os cursos, a quantidade de vagas e como será o processo seletivo.

Cadastro no Bolsa Formação Estudante

Para se cadastrar você deve encontrar uma instituição de ensino que atenda o programa Pronatec. Não existe um banco único de cadastro, portanto se você se interessar por mais de um curso terá que se cadastrar em todas as instituições de seu interesse para participar do processo seletivo e então escolher qual curso deseja fazer, caso seja aprovado.

Contrapartida do Programa Bolsa Universitária OVG

No site do Pronatec é possível pesquisar as escolas que possuem cursos técnicos de acordo com a sua região. Ao obter esses dados, basta entrar em contato com instituição de ensino e solicitar informações sobre o curso escolhido para saber qual é o prazo de inscrição, quais são os horários do curso, os documentos necessários para o cadastro e tirar outras dúvidas que o aluno possa ter.

É preciso lembrar que os cursos oferecidos pelo Bolsa Formação Estudante são completamente gratuitos e as instituições não podem cobrar inscrição, matrícula e nem mensalidade dos alunos.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.