Bolsa Formação Trabalhador como se Cadastrar

Bolsa Formação Trabalhador é uma oportunidade para adultos que estão fora do mercado de trabalho e querem se qualificar para uma atividade profissional


Você sabia que através do Bolsa Formação Trabalhador é possível ingressar em um curso de qualificação profissional? Esse programa do Governo Federal é especialmente voltado para adultos que estão sem trabalho e querem escolher uma área para atuar.

Ter um curso de qualificação profissional é importante diante do mercado de trabalho atual que está cada vez mais concorrido. Há vagas de emprego, mas muitas vezes esses cargos abertos pedem cursos e experiências em áreas específicas, o que dificulta o acesso de profissionais que não tiveram a oportunidade de cursar uma faculdade ou um curso técnico.

Através do Bolsa Formação Trabalhador é possível recuperar o tempo perdido, escolhendo um curso totalmente gratuito oferecido para adultos que estão longe do mercado de trabalho.

Ao promover a qualificação profissional, o governo permite que essas pessoas tenham mais chance de participar de processos seletivos e encontrar oportunidades de trabalho.

NEURO CAPS

Quem pode participar do programa

O programa Bolsa Formação Trabalhador é especialmente voltado para adultos que estejam desempregados recebendo o seguro-desemprego ou que recebam bolsas de outros programas federais de transferência de renda.

Bolsa Formação Trabalhador

 

A participação no programa é feita mediante ao interesse do trabalhador que deve encontrar em sua cidade ou região uma instituição de ensino que ofereça cursos de qualificação profissional.

Entre as instituições que fazem parte do programa, que está inserido no Pronatec, podemos citar o SENAC, SENAI, SENAT, SENAR, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), SINE (Sistema Nacional de Emprego) e outras instituições particulares e privadas.

Cadastro

Para se cadastrar no Bolsa Formação Trabalhador é preciso se dirigir a uma dessas instituições de ensino, consultar se há vagas e quais são os cursos por ela oferecidos.

Não existe um local para inscrição, o interessado deve procurar pelas instituições e aguardar a abertura de novas classes. O curso do Bolsa Formação Trabalhador tem no mínimo 160 horas aulas e no final o aluno recebe um certificado comprovando sua participação no programa e atestando que ele está apto para desenvolver as atividades ensinadas no curso.

Pronatec

O Bolsa Formação Trabalhador é um programa que está inserido Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) onde além dos trabalhadores que estão inseridos em programas de transferência de renda, estudantes do Ensino Médio também participam.

Cursos PRONATEC para Estudantes do Ensino Médio

A diferença é que os adolescentes e jovens participam de cursos técnicos através do Bolsa Formação Estudante, já os adultos participam do Bolsa Formação Trabalhador que oferece apenas cursos de curta duração que são cursos de qualificação profissional. Não deixe de participar desses programas, procure uma instituição de ensino em sua cidade que ofereça esses cursos e faça a sua inscrição.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.