Home Cursos EAD FIOCRUZ Educação a Distância com Certificado

EAD FIOCRUZ Educação a Distância com Certificado

escrito por Editor Vagas

FIOCRUZ, uma das instituições mais renomadas do mundo na área de saúde, oferece vários cursos na modalidade EAD FIOCRUZ. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, a Fundação visa preparar, atualizar e especializar profissionais em seus atributos de trabalho.

Índice

História da FIOCRUZ EAD

Cursos a Distância na Fiocruz

Cursos que Capacitam e Especializam

Atividades Presenciais dos Cursos da Fiocruz

Dessa maneira, os cursos são atribuídos a profissionais que já fornecem serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo seletivo para estes profissionais é realizado por meio de editais, lançados no site EAD/Ensp.

História da Educação à Distância na Fiocruz

EAD Fiocruz teve inicio há 15 anos, quando a Ensp recebeu uma demanda do Ministério da Saúde para capacitar gestores. Tendo como parceiro a Universidade de Brasília, iniciou o planejamento das estratégias e metodologias de ensino, planos de cursos, materiais.

A partir daí, novos pedidos vem sendo feitos para a criação de novos cursos.

EAD FIOCRUZ Educação a Distância

Os cursos não se baseiam na mera transmissão de conhecimento, mais sim na construção de novos saberes. Novas ideias permeiam as fases do processo de formação, desde a elaboração de projetos até a implementação das atividades pedagógicas.

Cursos a Distância na Fiocruz

Os cursos EAD da Fiocruz são fornecidos nos níveis de aperfeiçoamento, especialização e atualização, e abrangendo vários temas, como:

Avaliação em saúde;

Biossegurança em laboratórios;

Capacitação de conselheiros de saúde;

Gestão de redes de atenção à saúde, entre outros.

Normalmente a formação de um curso está associada à demanda do Ministério da Saúde através de suas secretarias. Os cursos são constituídos por estratégias de implementação de políticas públicas de saúde, permitindo a graduação de qualidade em escala.

Para isso, é feito um planejamento, envolvendo oficinas de elaboração, o demandante, a instituição formadora e o futuro aluno.

Por exemplo, no curso de aperfeiçoamento em vigilância do óbito materno infantil e fetal, e atuação em comitês de mortalidade. O problema, na época, foi a grande quantidade de vagas, mais de 1.125, e como capacitar todos ao mesmo tempo.

A saída para tal problema foi a implementação de um curso a distância. Dessa formam foi lançado um edital para escolher candidatos de vários níveis, já com experiência em vigilância epidemiológica, análise de óbitos hospitalares, infecção hospitalar e outros assuntos relacionados à saúde pública.

Tal iniciativa envolveu a Ensp, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, e o Ministério da Saúde.

Cursos que Capacitam e Especializam

Através da Coordenação de Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (EAD Fiocruz), a Fundação tem como objetivo capacitar, atualizar e especializar os profissionais de saúde em seus processos de trabalho.

Desta forma, os cursos são dirigidos a profissionais que já trabalham no Sistema Único de Saúde. E o processo de seleção desses profissionais é feita através de editais, publicados no site do EAD/Ensp.

Os cursos são ministrados em nível avançado, especializado e de atualização e abrangem temas como: avaliação do estado de saúde, biossegurança em laboratórios, capacitação de consultores de saúde, gestão de redes de saúde, entre outros.

Em geral, o lançamento de um curso está associado a pedido do Ministério da Saúde, através de suas secretarias.

Os cursos EAD Fiocruz são estratégias para a implementação de políticas de saúde pública, uma vez que permitem uma formação de qualidade em grande escala e a integração do processo de trabalho no processo pedagógico.

Nesse momento, se ofereceram 1.125 vagas. O grande desafio era como treinar a tantas pessoas ao mesmo tempo. A solução encontrada foi a estruturação de um curso a distância.

Por isso, lançou um convite à apresentação de candidaturas para selecionar candidatos de nível médio e superior com experiência em vigilância epidemiológica, análise de morte hospitalar, infecções hospitalares, saúde de mulheres, crianças e adolescentes ou com participação em comitês de mortalidade materna, infantil e fetal.

O curso tem atividades presenciais nos centros localizados em Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Pará, Amapá, Goiás, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Rio de Janeiro, entre outros.

Tecnologias da Informação e das Comunicações

O uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e o programa de EAD não só permite registrar as interações entre os atores principais, mas também a memória e o desenvolvimento do processo.

Existem diferentes plataformas educativas que os técnicos de projetos pedagógicos, são ambientes de aprendizagem virtual.

No EAD, comunidades virtuais de aprendizagem técnico para a construção e desenvolvimento de programas e cursos, já que promovem a interação entre os participantes através de discussões sobre materiais, tutores, atividades, etc…

Atividades Presenciais dos Cursos EAD Fiocruz

O curso tem algumas atividades presenciais, em polos nas seguintes localidades:

Rondônia,

Acre,

Amazonas,

Roraima,

Pará,

Além de polos no Amapá, Maranhão, Distrito Federal, Rio de Janeiro, veja mais no site da FIOCRUZ.

Nesses cursos, o aluno, que já é um profissional da saúde, pode avaliar seu próprio trabalho, em conjunto ou individualmente, e construir, assim, construir novos conhecimentos.

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Cadastre seu e-mail e receba Novidades do site, E-Books e Cursos

Minha Newsletter

close-image
[sg_popup id=1]