PRONATEC Cursos para Jovens e Trabalhadores

PRONATEC Cursos técnicos e profissionalizantes para adolescentes, jovens e adultos que querem se qualificar para enfrentar o mercado de trabalho.


Você sabia que o PRONATEC cursos tem opções para jovens e trabalhadores? Poucas pessoas entendem como funciona este programa do governo, por isso vamos te mostrar como funciona para que você também possa participar.

O PRONATEC é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, seu maior objetivo é oferecer aos cidadãos brasileiras de baixa renda uma qualificação profissional.

O programa é dividido em duas partes: a primeira delas é exclusiva para alunos que concluíram o ensino médio ou ainda estão concluindo o curso na rede pública. Esse público recebe um curso técnico com duração de 800 horas aulas.

Já a segunda parte é voltada para trabalhadores  desempregados ou que estejam recebendo recursos de programas de transferência de renda, para esses o PRONATEC cursos são opção de qualificação profissional, programas com carga horária de 140 horas aula ou mais.

A diferença entre os dois programas está no tipo de formação oferecida e na duração do curso. No caso dos adolescentes e jovens o diploma recebido é de nível técnico, enquanto que os adultos trabalhadores receberão diploma de curso de qualificação profissional.

NEURO CAPS

Como se cadastrar no PRONATEC 

O PRONATEC cursos tem sido muito divulgado no Brasil, as pessoas procuram um site para se cadastrar e mostrar interesse nos cursos oferecidos, mas o governo não oferece um site para cadastro deste programa.

Os interessados nesses cursos técnicos e profissionalizantes precisam encontrar instituições de ensino que ofereçam esses cursos.

PRONATEC Cursos

Entre as escolas que oferecem vagas para o PRONATEC cursos podemos citar o SENAI, SENAC, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS),  Sistema Nacional de Emprego (SINE) e outras instituições.

Para pesquisar quais são as escolas que oferecem cursos técnicos ou profissionalizantes dentro desse programa acesse o site do Pronatec e veja as opções de acordo com a sua cidade.

A instituição de ensino escolhida será a responsável pela inscrição, processo seletivo e matrícula no curso, não cabendo ao Governo escolher os candidatos que poderão usufruir dos cursos oferecidos.

O bom do PRONATEC cursos é que as turmas são formadas ao longo do ano e você pode tentar outras turmas caso não seja chamado na primeira tentativa.

PRONATEC para Estudantes do Ensino Médio

Não perca a chance de ter uma formação profissional qualificada, encontre escolas que façam parte do Pronatec e entre em contato para se inscrever em um dos cursos. Lembre-se de que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e que profissionais com qualificação se destacam neste cenário, tendo oportunidades melhores de trabalho. É por conta dessas estatísticas sobre a melhoria do emprego que o governo está oferecendo esses cursos, com a intenção de melhorar a vida financeira dessas pessoas que hoje não possuem condições de investir em cursos particulares.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.