Demissão Voluntária Sistema PDV Vantagens e Desvantagens

O Programa de Demissão Voluntária é adotado por empresas que estão em situação difícil e precisam reduzir o quadro de funcionários.

Isso acontece também em outros casos, como por exemplo, quando a empresa passará por reestruturação, por um processo de fusão ou até mesmo mudança no local de trabalho.

Em tempos de crise o PDV é acionado para equilibrar as contas da empresa e assim evitar sua falência.

Mas será que vale a pena aceitar o plano e pedir demissão?

Quando Devo Aceitar a Demissão ?

Se a empresa que você trabalha oferece o Programa de Demissão Voluntária é melhor avaliar as condições antes de tomar qualquer decisão.

Lembre-se de todos os seus direitos trabalhistas, mas não deixe de considerar que a empresa está em uma situação difícil que pode impedi-la de honrá-los.

Muitas vezes a proposta do PDV se torna atraente para quem tem planos de abrir uma empresa, ou já está próximo de se aposentar.

Mesmo assim é preciso avaliar se realmente compensa, reveja seus planos profissionais antes de decidir.

Se o valor a receber for o que você precisa para abrir o seu negócio, se torna bem interessante aceitar a proposta.

Demissão Voluntária Sistema PDV

Mas se você não souber o que fazer depois de sair da empresa é sinal de que não é hora para optar pela demissão voluntária.

Se para você o PDV não for atrativo financeiramente é melhor reconsiderar e ver se dá para aguardar que a empresa faça a demissão formal, garantindo os direitos que pela demissão voluntária você não terá.

Converse com o RH da empresa, levante o valor que estão te oferecendo e então reveja os seus planos profissionais.

Não tem certeza se é o momento certo para se demitir? Entenda melhor aqui.

Vantagens e Desvantagens do PDV

Entre as vantagens da demissão voluntária está o valor oferecido pela empresa.

Além dos valores da rescisão que são garantidos pela CLT quando o funcionário é demitido sem justa causa, a empresa ainda paga salários, assistência médica prolongada, complementação da previdência privada e até mesmo auxílio para consultoria de plano de carreira ou para abertura de empresas.

Se você sabe onde investir esse valor, caso ele seja alto, é uma grande vantagem aceitar o PDV.

Mas se o valor não é suficiente para te ajudar a dar um passo maior na carreira, nem mesmo para realizar o sonho de ter uma empresa é melhor pensar com cuidado.

A desvantagem também pode estar em que não tem certeza de que conseguirá uma recolocação profissional em pouco tempo.

Nesses casos, a demissão voluntária pode ser algo prejudicial por deixar o trabalhador com o risco de ficar muito tempo sem emprego. Avalie suas condições de conquistar uma nova vaga.

Ficar na Empresa com Problemas é um Risco

Se você escolher não aceitar o plano de demissão voluntária tenha certeza de que, quando ela for encerrar o seu contrato, ela terá condições de pagar os seus direitos.

Empresas que estão prestes a declarar falência podem não ter condições de honrar com esses valores, o que te faz aceitar a proposta do PDV.

Mas se este não for o caso da sua empresa, então arriscar seguir empregado pode ser a melhor opção.

Pois quando a rescisão acontecer você terá mais tempo de serviço, mais FGTS para receber e até mesmo tempo para poder receber o seguro-desemprego até conquistar um novo emprego.

Deixe um comentário