Trabalhar a Noite tem Vantagens e Desvantagens

Trabalhar a Noite pode ser a chance da sua carreira para ganhar mais e trabalhar menos, porém é preciso pensar nas desvantagens que existem nesse período.


Quem não está acostumado em trabalhar a noite pode se encantar com os benefícios trabalhistas garantidos pela CLT, principalmente ao saberem que irão ganhar um salário muito maior do que o oferecido para vagas diurnas. Porém o trabalho noturno não é só vantagens!

Atraídos pelos salários mais altos, muitos acreditam que conseguirão assumir vagas de emprego em outro horário sem se preocupar com as desvantagens que também existem para quem trabalha neste horário, incluindo problemas de saúde.

Benefícios de Trabalhar a Noite

Uma das coisas que mais atrai quem busca por vagas abertas fora do horário comercial é o adicional noturno. Pela lei brasileira, a remuneração de quem passar a trabalhar de noite deve ser superior ao trabalho diurno.

Os ganhos são de 20% a mais nas horas trabalhadas e não é só isso, pela lei quem trabalha 7 horas no período noturno recebe como se trabalhasse 8 horas por dia, o que aumenta ainda mais os ganhos e melhora significativamente o seu salário mensal.

Trabalhar a Noite

Mas esses valores só são pagos para quem é registrado no regime CLT, que é o trabalho formal com registro em carteira.

 

Empresas que não contratam os funcionários de forma legal podem deixar de cumprir com essas leis, por isso é preciso ficar atento e procurar o Ministério do Trabalho sempre que tiver problemas relacionados ao descumprimento de leis por parte do contratante.

Quanto mais você conhecer os seus direitos, mais argumentos você terá caso as horas extras estabelecidas por lei não sejam cumpridas, por exemplo, ou caso o seu contratante não esteja pagando os valores a mais pelo trabalho noturno.

Quais São As Vantagens do Trabalho Noturno

O que mais é levado em consideração na hora de escolher ou não vagas de emprego para o horário noturno é o salário oferecido pela empresa.

A renda extra que é possível conseguir por trabalhar a noite atrai muitas e muitas pessoas das mais variadas áreas e carreiras.

Fora o salário, outro item é a escala, pode acontecer de quem trabalhar de noite consiga mais folgas na semana, até porque para cada 7 horas trabalhadas de noite, são contabilizadas 8 horas de trabalho.

Isso quer dizer que se você trabalha 40 horas por semana no período diurno, a mesma carga horária seria de noite, porém você sairia uma hora mais cedo.

Trabalhar no Feriado CLT LEI do Trabalho 5.452

Para muitas pessoas essa é uma grande vantagem, além de ganhar mais o tempo trabalho seria melhor garantindo tempo livre para realizar outras tarefas, ou até mesmo para encontrar outro emprego de meio período para complementar a renda familiar com um salário extra ganho em outro horário.

Desvantagens de Trabalhar a Noite

Mas o salário não deve ser a sua prioridade, antes de se sentir tentado a aceitar a proposta é preciso saber se você rende mais trabalhando naquele horário.

Cargos que exijam concentração e trabalhos minuciosos precisam de pessoas que estejam sempre em alerta e para quem não está acostumado as vantagens de trabalhar a noite acaba não compensando o gasto físico que você terá e a queda da produtividade.

Pensa também na saúde, o descanso é muito importante e se acostumar a dormir em outro horário pode trazer uma série de problemas e diminuir sua qualidade de vida.

Outro ponto que deve ser pensando está ligado ao crescimento profissional, sem o trabalho de equipe pode correr o risco de você não ser lembrado quando tiver promoções, já que o seu horário é diferente dos demais.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.
  • daniel joseph pereira dantas

    quem trabalha a noite se aposenta mais cedo ?