Aposentadoria Especial Quem tem Direito Hoje

Antes de entender como funciona a aposentadoria especial, você precisa saber o que é a previdência social para sanar suas dúvidas e ter todas as informações necessárias. Leia todo o artigo para ter tudo que precisa em mãos para poder buscar sua aposentadoria.

Índice

Como Funciona a Previdência Social?

Quais são os Tipos de Previdência?

Quem Pode Receber a Aposentadoria?

Como Funciona a Previdência Social?

A previdência social é um seguro que te dá o acesso à aposentadoria quando você para de trabalhar. Ela também garante outras vantagens como em caso de doença, invalidez e desemprego, morte. Quando está para ganhar um bebê, quando a idade já é avançada e até mesmo quando se está na prisão.

Para ter direito, você deve pagar todos os meses uma contribuição determinada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).Aposentadoria Especial

O tempo que você terá de pagar varia conforme o tipo de aposentadoria. O INSS administra o recebimento e paga todo o valor aos aposentados que contribuíram e agora estão buscando esse benefício.

A previdência social é paga pelo seu próprio chefe todo mês. Caso você seja autônomo, você realiza o pagamento usando um carnê.

Você tem a opção de monitorar se os seus pagamentos estão sendo feitos corretamente! Basta acessar o site da previdência e dar uma olhada no “Extrato de Vínculos e Contribuições”.

Você quer Saber Quais são os Tipos de Previdência? Veja aqui!

Sei que você está informado sobre a previdência social e também já sabe como checar se está recebendo os benefícios. A aposentadoria especial está bem perto! Vamos ver agora quais são os tipos da previdência e se você está pronto para receber o seu dinheiro:

Tipos de Previdência:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição: Essa aqui conta o tempo de contribuição do indivíduo. Se for homem, precisa de pelo menos 35 anos contribuindo, já as mulheres precisam de no mínimo 30 anos de contribuição para poder sacar o seu dinheiro.
  • Aposentadoria com a fórmula 85/95: Soma a idade da pessoa + o número de anos que contribuiu. Esses valores aumentam ao longo do tempo, com o passar dos anos tabela. fica assim:
ANO IDADE DOS HOMENS IDADE DAS MULHERES
2015 a 2018 95 85
2019 a 2020 96 86
2021 a 2022 97 87
2023 a 2024 98 88
2025 a 2026 99 89
  • Aposentadoria por invalidez: Caso tenha sofrido um acidente ou tem uma doença que o impede de trabalhar, você entra nessa categoria.
  • Aposentadoria por tempo de contribuição: É destinada aos homens com pelo menos 35 anos de contribuição e para as mulheres que dedicaram ao menos 30 anos de sua vida para a previdência. Nesse caso específico, não tem idade para se aposentar, basta se encaixar nas exigências.
  • Aposentadoria especial: Chegamos onde queríamos, na aposentadoria especial! Esse tipo de benefício é dado para aqueles que ficaram expostos a produtos tóxicos, excesso de poeira e fumaça ou barulhos que prejudicam a audição.

Além você ter que comprovar o tempo em que trabalhou, precisa passar por um médico do trabalho, para comprovar todos os danos que você recebeu sendo exposto a esse tipo de ambiente.

Mas não é só isso: A aposentadoria especial só é concedida para aqueles que foram expostos por pelo menos 15 anos de serviço!

Quem Pode Receber a Aposentadoria Especial?

Se você foi exposto no trabalho por pelo menos 15 anos à um ambiente hostil, que de algum jeito danificou sua saúde, você tem direito a aposentadoria por invalidez.

São esses tipos de pessoas que tem o direito legal de receber o benefício:

  • Empregados domésticos: Como jardineiro, governanta, caseiro, motorista entre outros;
  • Trabalhadores avulsos: Aqueles que são prestam algum tipo de serviço para a

empresa, mas é contratado pelo sindicato. Aqui entra os trabalhadores de portos, os

que fazem limpeza e manutenção de embarcações, amarradores e outros;

  • Contribuintes individuais: São os autônomos e aqueles que prestam serviços a

empresas, como os motoristas de táxi e vendedores ambulantes;

  • Segurados especiais: São os pescadores, trabalhadores rurais e índios;
  • Segurados facultativos: São todos aqueles que possuem mais de 16 anos e decidiram contribuir com a previdência social. Estudantes bolsistas se encaixam nessa categoria.

Se você precisa desse auxílio, não perca tempo e vá regularizar sua aposentadoria especial o mais rápido possível! Saiba mais a respeito da aposentadoria especial no site oficial.

Aposentadoria Especial Quem tem Direito Hoje
4.8 (96%) 25 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *