Aposentadoria por Idade: Requisitos e Documentos

Diante dos debates sobre a Reforma da Previdência, não podemos deixar de dar assistência para quem já contribuiu o bastante e está na hora de buscar pela aposentadoria por idade.

Ter informações sobre como proceder, quais os documentos e levantar e onde apresentá-los é importante para que você consegue obter o direito antes que as leis se modifiquem.

Neste artigo vamos te mostrar quais são os requisitos e como você poderá conseguir se aposentar por idade.

Como se Aposentar por Idade

Antes que se confirme a Reforma na Previdência, está valendo que a aposentadoria por idade deve será oferecida a homens com 65 anos de idade e mulheres com 60 anos.

Mas para poder se aposentar, é preciso ter contribuído com a Previdência Social por pelo menos 15 anos. Vale para a contagem tanto o registro em carteira, como o pagamento avulso das prestações do INSS.

Se você já completou a idade, mas não tem os 180 meses de contribuição, não conseguirá a aposentadoria por idade. Então vale a pena fazer a contagem utilizando a sua carteira de trabalho ou boletos pagos do INSS para conferir.

Aposentadoria por Idade

É importante prestar atenção, pois o tempo mínimo de contribuição é um dos requisitos para poder ter a aposentadoria por idade.

Muitos brasileiros aprendem de forma errada que bastar chegar na idade de 65 anos ou 60 anos que poderá se aposentar. Mas isso não é verdade.

Sem contribuir para o INSS pelo período mínimo de 15 anos (180 meses) não é possível dar entrada no pedido de aposentadoria por idade, lembrando que a aposentadoria por tempo de serviço exige a contribuição mínima de 35 anos, independentemente da idade. Entenda como fazer o agendamento do INSS.

Documentos Necessários Para Aposentadoria

Agora se você já tem mais de 15 anos de contribuição e acabou de completar 65 anos para homens, e 60 anos para mulheres, está na hora de aprender como dar entrada na aposentadoria por idade.

Os documentos necessários para entrar com o pedido são:

  • Documento de identificação válido e oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Carteiras de trabalho ou carnês de contribuição do INSS
  • Documento de seguro especial para lavrador, pescador artesanal, indígena etc.

Tendo esses documentos em mãos, é necessário entrar em contato com a Previdência através do telefone 135 para fazer o agendamento. Caso prefira, é possível fazer o agendamento através do site oficial da Previdência.

No dia agendado, leve todos os documentos e os apresente para o atendente do INSS, o seu pedido será analisado e você será avisado caso o pedido de aposentadoria por idade seja aceito pelo Governo.

Quem tem todos os documentos e pode confirmar os anos de contribuição dificilmente terá o pedido de aposentadoria negado.

Mudanças na Aposentadoria por Idade

É preciso ficar atento para a Reforma da Previdência, pois as regras irão de mudar de forma significativa.

A começar pela idade que passa a ser de 65 anos para homens e mulheres. Quem tiver menos dessa idade não poderá entrar com o pedido de aposentadoria por idade caso essa reforma seja aprovada no Congresso.

Mas não é só isso, outro requisito que terá impacto para decidir a aposentadoria por idade é o tempo de contribuição que passará de 15 anos para 25 anos.

Ou seja, dez anos de contribuição a mais.

As novas regras, se aprovadas, passarão a valer para todos os homens que estiverem com menos de 50 anos e mulheres com menos de 45 anos na data em que a lei for sancionada.

Homens com 51 ou mais e mulheres com 46 ou mais poderão se aposentar de acordo com a lei anterior sem ter prejuízos em seus direitos como contribuintes do INSS.

Valor da Aposentadoria por Idade

Com base na média salarial referente ao pagamento feito durante os anos de contribuição é que a Previdência irá determinar o valor a ser pago pela aposentadoria por idade.

É levado em consideração os valores maiores e tirado uma média em cima deles. Quando o pedido de aposentadoria por idade for confirmado pelo INSS, você será informado sobre o valor que passará a receber e qual será o mês do primeiro pagamento.

Todas as informações referentes ao processo poderão ser consultadas tanto pelo telefone 135, quanto pela internet, desde que você tenha sempre em mãos o número do protocolo do atendimento, que facilitará a busca pelas informações sobre o seu pedido de aposentadoria por idade.

Acesse o site da Previdência e agende seu atendimento através do site http://www.previdencia.gov.br.

Aposentadoria por Idade: Requisitos e Documentos
4.7 (94.29%) 49 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.