Carteira de Trabalho Perdida Como Tirar Segunda Via

Veja como tirar a segunda via da carteira de trabalho e quais são os órgãos que irão te ajudar a refazer o contato com as empresas para elas anotarem a CT.


A carteira de trabalho é um documento tão importante quanto a identidade e o CPF, por isso é importante mantê-la sempre em um local seguro para evitar problemas futuros.

Mas infelizmente imprevistos acontecem e pode acontecer de você acabar perdendo a carteira precisando retirar uma segunda via do documento.

O mesmo acontece em casos de roubo, quando durante um assalto você perde a bolsa ou o carro e junto com ele os seus documentos pessoais.

NEURO CAPS

O Que Fazer Se Perder a Carteira de Trabalho

Quem perdeu ou teve a carteira de trabalho roubada precisa solicitar a segunda via. Este pedido é feito Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da sua cidade, um órgão diretamente ligado ao Ministério do Trabalho.

Mas antes de solicitar este documento, é importante ir até uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência de furto ou roubo. Essa atitude é muito importante, por isso não deixe de fazê-la.

Com o boletim registrado o seu documento anterior será cancelado e ninguém poderá utilizá-lo para aplicar golpes. No caso da carteira de trabalho, o golpe mais comum é utilizar este documento para contrair dívidas em financeiras e lojas.

 

O boletim de ocorrência será a sua testemunha de que o documento anterior foi roubado ou perdido, caso alguém venha a utilizá-lo em golpes, você terá como comprovar que não estava com o documento e assim não será responsabilizado.

Carteira de Trabalho Perdida

Fora isso, o boletim de ocorrência é um dos documentos obrigatórios que devem ser levados até a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da sua cidade para então você conseguir retirar a segunda via do documento.

Documentos para tirar 2ª Via da Carteira de Trabalho

Além do boletim de ocorrência você irá precisar de outros documentos para solicitar a segunda via da carteira de trabalho. Confira a lista:

Uma foto 3×4 com fundo branco

Documento que comprove o número da carteira perdida;

Certidão de casamento, nascimento ou identidade;

Uma cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC da empresa;

Ou o termo de rescisão do contrato de trabalho homologado pelo sindicato de classe

Assim que você tiver com todos esses documentos, vá até Superintendência Regional do Trabalho e Emprego ou a Pontos de Atendimento ao Trabalhador e solicite a segunda via do documento.

Quanto antes você fizer, menos problemas terá. Pois com a carteira de trabalho registrada e com todas as alterações possíveis, você consegue aproveitar melhor os benefícios oferecidos como PIS, FGTS e outros. Vale a pena consultar a Caixa para saber se você pode receber ou não.

Saiba Consulta FGTS Extrato e Saldo Online

E não se preocupe quanto aos seus benefícios sociais, a menos que você tenha perdido ou tenha sido roubado com o número do cartão e senha juntos, não há problemas para se preocupar.

O Que Fazer Com Os Registros

Quem perde ou tem a carteira de trabalho roubada ou furtada precisa tirar a segunda via da carteira de trabalho e ainda solicitar às empresas que assinem novamente, inclusive as empresas que você não trabalha mais.

Quem te ajuda neste ponto é também é a Superintendência Regional que deve ser contatada para abrir o pedido onde os ex-patrões anote suas experiências profissionais anteriores. Com as assinaturas organizadas você deverá redobrar os cuidados com o seu documento para evitar novos desgastes com idas até a delegacia e médico.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.