Como Fazer Acordo Trabalhista para Ser Demitido

Muitas vezes a única alternativa para mudar de emprego sem perder todos os direitos trabalhistas é tentado como fazer acordo com a empresa para receber parte do que lhe é por direito, porém não há regras que obrigam as empresas a fazer esse procedimento.

Quem pede demissão recebe os dias trabalhados, as férias e 13º proporcionais. Os demais benefícios trabalhistas não são oferecidos, pois são exclusivamente pagos ao trabalhador que é demitido sem justa causa.

Motivos Para Fazer Acordo Trabalhista

Todos sabemos que nem sempre é possível que se fique 100% feliz com a empresa que trabalhamos, e existem diversos fatores para isto, muitas vezes o salário não é compatível com as atividades que exercemos, outras, os colegas de trabalho ou até mesmo nossos chefes não ajudam ou compreendem a posição em que estamos.

Também há casos onde muita pressão, muito trabalho, impossibilidade no cumprimento de prazos, e determinadas vezes descobrimos que aquilo que fazemos pode simplesmente não ser aquilo que gostamos, então começamos a procurar outras oportunidades no mercado de trabalho e pensar nem como fazer acordo com a empresa.

Quando encontramos, ou até mesmo quando já nos encontramos em um estado de exaustão, pensamos em simplesmente deixar tudo de lado, ou seja, deixar a empresa de uma hora para outra, mas o que acontece, é que quando saímos de uma empresa, temos certos direitos a receber, ou seja, fundo de garantia, férias, seguro desemprego entre outros, mas para que estes direitos sejam recebidos, é necessário que a pessoa seja mandada embora e não que peça demissão.

Fazendo Acordo Trabalhista e Pedir Demissão

Mesmo sem ser obrigação, algumas empresas permitem que os funcionários que queiram se demitir façam um acordo para ser mandado embora, ou seja, é possível que o seu superior lhe mande embora da empresa sem justa causa, fazendo com que você possa receber todos os direitos citados anteriormente.

Mas para que isto aconteça, é claro que a empresa também seja beneficiada. Converse com seus superiores e mostre os motivos que tem para pedir as contas.

Como Fazer Acordo Trabalhista

 

Muitos trabalhadores não sabem como fazer acordo, então, antes de mais nada, é necessário conversar com seu superior sobre a situação que esta sofrendo, de forma amigável, sempre expondo quais são suas intenções para que assim ele possa te ajudar a firmar esse acordo de demissão.

É possível que este lhe peça uma troca de favores, e de certa forma, nada mais justo, afinal, você é quem será o mais beneficiado por não perder seus direitos.

Pedir Demissão ou fazer acordo? Te ajudamos a decidir o que fazer quando se pretende deixar a empresa sem perder os benefícios trabalhistas.

Dicas Úteis na Hora de Negociar

Se sentar para definir como fazer acordo de demissão com a empresa é sua única alternativa, então se apresente de forma amigável e ouça como a empresa se posiciona nesses casos.

Como falamos não há lei que obrigue a empresa a aceitar um acordo, por isso não tente intimidar a empresa porque pode ser pior.

Uma forma de negociar é, por exemplo o comprimento do aviso prévio sem receber, ou aguardar até que encontrem alguém qualificado para ficar no seu lugar, assim como devolução de alguns valores que deverão ser pagos pela empresa. Ou seja, é necessário conversar de forma aberta com o empregador para verificar o que pode ser feito para que o seu desejo seja realizado.

Como Fazer Acordo Trabalhista para Ser Demitido
4.7 (94.94%) 233 votes
  • Tenho 2 anos de registro quero fazer um acordo meu salário não dá pra nada porque trabalho por hora 4,50 a hora tem vez que nem trabalho porque não tem serviço…tiro por mês o máximo 300 reais acha que isso é salário.

  • Tenho 2 anos e 3 meses e ganho 1104 reais na carteira e recebi uma proposta de emprego e queria fazer um acordo com a empresa onde trabalho . O q posso fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.