Modelo de Procuração para Retirada de Documentos

Ter um modelo de procuração para retirada de documentos é importante para você que precisa designar alguém para te representar legalmente em diversas situações.

Retirar documentos em universidade, retirar certificações, declarações, certidões, abertura de contas, matrículas, realizar contratos e outras situações é algo que só pode ser feito pelo titular ou através de uma procuração.

E a procuração nada mais é que um instrumento formal que autoriza uma pessoa a agir em seu nome, podendo se responsabilizar legalmente pelo que ela está fazendo.

Quando Utilizar Uma Procuração?

Há dois tipos de procurações, a de instrumento público, que é escrita em cartórios de tabeliões no livro de notas por meio de uma escritura pública.

As procurações de instrumento privado são as que não precisam ser feitas em cartório e são para esses casos que procuramos por modelo de procuração para retirada de documentos.

O interessante é que as procurações de instrumento privado podem ser escritas à mão ou digitadas e impressas do computador. Sem a necessidade de um tabelião para confeccioná-la.

Modelo de Procuração

Esse documento terá que conter os detalhes de quais poderes ou outorgante está dando ao outorgado. Sendo que o outorgante é a pessoa dona do documento e o outorgado será que irá representá-lo.

Uma boa explicação de onde utilizar uma procuração pública para explicar esse tipo de contrato são os documentos de compra e venda de imóveis, procuração para casamento no civil e outras negociações que precisarão ser registradas em cartórios.

Já as ocasiões de instrumento privado são entrega e recebimento de documentos diversos onde apenas a assinatura do outorgado é necessária. Esses casos são: abertura de contas, fechamento de contas, retirada de documentos, matrículas em escolas ou universidades e etc.

O Que Deve Ter na Procuração para Retirada de Documentos?

O modelo de procuração de instrumento privado deve conter algumas informações obrigatórias, entre elas o detalhamento do tipo de poder que o outorgado está recebendo para que não gere dúvidas que venha a impedi-lo de te representar juridicamente.

Fora isso, é preciso colocar a data de uso dos poderes, o lugar onde o documento foi assinado (nome da cidade), a qualificação do outorgante e do outorgado, isso é, a suas naturalidades, estado civil, endereço, profissão, número do RG e do CPF.

O documento deverá ser registrado em cartório com o reconhecimento de firma, principalmente quando a assinatura do outorgante não for igual a do documento indicado. Antes de ir para o cartório, porém, tente confirmar se é necessário ou não reconhecer firma.

Ah! Antes de tudo é preciso colocar em destaque a palavra PROCURAÇÃO no topo da folha, centralizado. Alguns modelos de procuração já estarão com essa configuração pronta apenas para que você mude o texto principal e as qualificações.

E se você tem interesse em tirar visto para sair do país, aprenda a tirar visto americano.

Modelo Simples de Procuração

  • As principais informações que um modelo de procuração deve conter são:
  • A palavra PROCURAÇÃO no centro da folha;
  • Data;
  • Dados do outorgante: nome, endereço, estado civil, identidade e CPF;
  • Dados do outorgado: nome, endereço, estado civil, identidade e CPF;
  • Data de validade da procuração;
  • Detalhes dos poderes que o outorgante estará dando ao outorgado; e
  • Reconhecimento de firma em cartório (caso seja necessário).

O detalhamento dos poderes pode ser explicar que o outorgado tem o poder de pagar, receber ou quitar uma dívida. Retirar documentos, matricular o outorgante em um curso e etc.

Com alguns modelos de procuração ficará fácil saber o que escrever e como fazer esse detalhamento de entrega de poderes.

Modelo de Procuração para Retirada de Documentos
4.8 (95.57%) 158 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.