Pedir Demissão ou Fazer Acordo Faça as Contas

Pedir Demissão ou fazer acordo? Te ajudamos a decidir o que fazer quando se pretende deixar a empresa sem perder os benefícios trabalhistas.


Há momentos na vida profissional que ficamos em dúvida se é melhor pedir demissão ou fazer acordo com a empresa. Essa é uma decisão pessoal, mas podemos te ajudar a escolher o melhor.

Cada profissional tem seus motivos para desistir de uma empresa e de acordo com as suas necessidades, pode ser melhor se demitir ou então tentar fazer um acordo para que a empresa te demita, preservando o recebimento de seus benefícios trabalhistas.

NEURO CAPS

Quando é Hora de Sair da Empresa

Se a situação na empresa não está boa e você pretende encontrar uma nova oportunidade de emprego em outro lugar pedir demissão pode ser uma alternativa. O que pode prejudicar sua decisão são os valores a serem recebidos pelo trabalhador como FGTS, multa, seguro desemprego e outros.

É por conta desses benefícios que muitos profissionais acabam optar por fazer um acordo com a empresa, nesse acordo ele é demitido e passa a receber todos os benefícios ou alguns deles, tudo vai depender da negociação feita com a empresa.

Pedir Demissão ou Fazer Acordo

Algo que pode fazer com que haja dúvidas na hora de pedir demissão, é a possibilidade de se fazer um acordo com a empresa, este que poderá beneficiar o funcionário, e não causar despesa alguma para o empregador, porém, antes de mais nada é importante ressaltar que não são todas que aceitam, afinal, não é muito comum que uma empresa aceite mandar um funcionário embora embasado apenas na confiança.

Como fazer o Acordo Trabalhista

É possível que por diversos motivos você já esteja cansado ou cansada do seu emprego, o que leva a pensar em algumas medidas drásticas, como por exemplo sair, sem sequer ter arrumado outra empresa para trabalhar, porém, para fazer isto é necessário que se tenha muitos cuidados, afinal, quem acaba por sair perdendo é você, nesses casos é bom pensar na possibilidade de fazer acordo com a empresa. Normalmente, o acordo deve ser feito diretamente com o responsável pela empresa, ou com aquele que lhe contratou.

 

O que é pedido é que a empresa lhe mande embora lhe pagando os direitos normais, porém, o que você poderá fazer é retirar o seu fundo de garantia por tempo de serviço e solicitar o seguro desemprego, porém, o acordo nada mais é do que um trato de confiança, pois quando uma empresa manda um funcionário embora, ele deve pagar 40% do valor do FGTS, e o que o funcionário costuma a oferecer é devolver este valor em mãos para a empresa.

Faça as Contas E Decida

As contas que o trabalhador deve receber da empresa quando pede demissão nada mais é do que o referente a férias, 13º salário proporcional, e aviso prévio caso este seja cumprido corretamente, e quando ele faz acordo, além de receber estes valores mencionados, o funcionário também poderá retirar o seguro desemprego e o fundo de garantia.

Como Fazer Acordo Trabalhista para Ser Demitido

Se formos colocar na ponta do lápis, é mais rentável para o empregado fazer um acordo com o empregador, porém, como dito anteriormente, não são todas as empresas que aceitam fazer este tipo de acordo, sendo assim, antes de solicitá-lo, converse com o seu chefe e analise as possibilidades, muitas vezes, o mais rentável poderá ser manter o seu emprego de uma forma mais ajustada.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.