Pis Pasep Funcionário Público Quem Tem Direito

Saiba quem pode receber o PIS PASEP e como fazer o cálculo de quanto o funcionário público irá receber de abono salarial no próximo pagamento.


Você conhece o PIS PASEP, mas sabe a diferença entre as duas siglas? Enquanto o PIS é a sigla de Programa de Integração Social voltado para funcionários de empresas privadas, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é exclusivamente para servidores públicos.

Outra diferença entre os dois programas é que o pagamento do PIS é feito através da Caixa Econômica Federal e os funcionários públicos recebem o abono salarial pelo Banco do Brasil.

Quem Pode Receber o PIS PASEP

As regras dos programas PIS PASEP são as mesmas e determinam quem é o trabalhador que irá receber este benefício anual que é pago seguindo um calendário pré-determinado pelo Governo Federal.

Para poder receber o abono salarial é preciso ter o seguinte perfil:

  • Receber renda mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Estar cadastrado no PIS PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Estar com os dados cadastrados corretamente no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Essas são as regras estabelecidas para o pagamento do abono salarial que contempla o trabalhador das capitas e do interior de todo o país com um salário extra de até um salário mínimo.

Pis Pasep Funcionário Público

 

Mas antes de contar com o valor fechado do salário extra é preciso ficar de olho nas novas regras determinadas pelo governo que alteram a forma como o PIS PASEP é pago na conta bancária dos trabalhadores.

Antes todos os que possuíam o perfil acima recebia o abono salarial no valor de um salário mínimo, mas agora as regras são outras o trabalhar do serviço público ou privado poderá receber bem menos.

Quanto Eu Recebo de Abono Salarial PASEP

Para calcular o valor que você irá receber de PIS PASEP é preciso seguir uma linha de cálculo semelhante ao pagamento de férias e 13º onde o valor do salário é dividido pelos meses do ano e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados.

Sendo assim, quem trabalhou menos de 12 meses no ano-base, irá receber menos de um salário mínimo não podendo contar com o valor fechado do abono, por isso é bom não fazer planos para este dinheiro.

Confira a Nova Tabela do PIS com Valores de Pagamento

Vale a pena fazer o cálculo que é bem simples: divida o valor do salário mínimo por 12 e multiplique pelos meses que você trabalhou no ano passado.

Se você trabalhou por sete meses, a conta será: salário mínimo % 12 x 7. Com base no valor do salário de 2016 o seu abono salarial do PIS PASEP 2016 seria de R$ 513,33.

Esse será o valor do PASEP do funcionário público que trabalhou sete meses no ano de 2015 neste exemplo que usamos para te mostrar como calcular.

Como Receber o PIS PASEP Esse Ano

Para receber o abono salarial do PIS PASEP é preciso ter conta no Banco do Brasil para funcionários públicos, pois o benefício será depositado na sua conta corrente.

Para acompanhar o depósito você pode utilizar o site do banco e fazer a consulta para saber se o valor já está disponível para saque. Assim como o PIS, o PASEP segue um calendário de pagamentos e começa a ser pago a partir do segundo semestre do ano dividindo os trabalhadores de acordo com o mês de seu aniversário.

Para não perder o benefício é preciso ficar atento no calendário PASEP quanto as datas de retirada, assim você garante o pagamento do seu abono salarial.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.
  • Maria Santos

    fiz uma cirugia em 2015/05,o inss ficou em greve so retornei em 03/2016 foi recebe e so tinha 469$ esta certo .

  • ricarlos

    E não recebo o pis como fica a minha situação sendo que no último ano trabalho por duas prefeitura?

  • ricarlos

    Trabalho há cinco anos como funcionário público três e meio contratado um e meio concursado e um contratado por outra prefeitura no mesmo ano quinto

  • jaime do nascimento

    eu trabalho na prefeitura faz 10 anos somenti agora eu recebi o pis eu recebo na carteira 820 reais sou ambulanceiro

  • SILVANDO

    Sou funcionário público e não tenho carteira assinada, e ai tenho ou não direito?