Pis Pasep Funcionário Público Quem Tem Direito

Você conhece o PIS PASEP, mas sabe a diferença entre as duas siglas? Enquanto o PIS é voltado para funcionários de empresas privadas, o PASEP é exclusivamente para servidores públicos.

Índice

Quem Pode Receber o PIS?

Quanto Eu Recebo de Abono Salarial?

Como Receber o PIS esse Ano?

Outra diferença é que o PIS é pago pela Caixa Econômica e os funcionários públicos recebem pelo Banco do Brasil.

Quem Pode Receber o Pis Pasep

As regras dos programas PIS PASEP são as mesmas e determinam quem é o trabalhador que receberá este benefício anual.

Para poder receber o abono salarial é preciso ter o seguinte perfil:

  • Receber renda mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Estar cadastrado no PIS PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Estar com os dados cadastrados corretamente no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Essas são as regras para o pagamento do abono salarial que contempla o trabalhador com até um salário mínimo extra.

Pis Pasep Funcionário Público

Mas antes de contar com o salário extra é preciso ficar de olho nas novas regras determinadas pelo governo. Elas alteraram a forma como o PIS PASEP é pago na conta bancária dos trabalhadores.

Antes todos que possuíam o perfil acima recebia o abono salarial no valor de um salário mínimo. Agora as regras são outras e o trabalhador do serviço público ou privado poderá receber bem menos.

Veja como saber se já recebeu o PIS, clique aqui.

Quanto Eu Recebo de Abono Salarial PASEP

Para calcular o valor do seu PIS PASEP é preciso fazer um cálculo semelhante ao pagamento de férias e 13º. O valor do salário é dividido pelos meses do ano e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados.

Sendo assim, quem trabalhou menos de 12 meses no ano-base, irá receber menos de um salário mínimo. Por isso é bom não fazer planos para este dinheiro.

Vale a pena fazer o cálculo que é bem simples: divida o valor do salário mínimo por 12 e multiplique pelos meses que você trabalhou no ano passado.

Se você trabalhou por sete meses, a conta será: salário mínimo % 12 x 7. Com base no valor do salário de 2016 o seu abono salarial do PIS PASEP 2016 seria de R$ 513,33.

Esse será o valor do PASEP do funcionário público que trabalhou sete meses no ano de 2015 neste exemplo que usamos para te mostrar como calcular.

Como Receber o Pis Pasep Esse Ano

Para receber o abono salarial do PIS PASEP é preciso ter conta no Banco do Brasil para funcionários públicos, pois o benefício será depositado na sua conta corrente.

Para acompanhar o depósito você pode utilizar o site do banco e fazer a consulta para saber se o valor já está disponível para saque. Assim como o PIS, o PASEP segue um calendário de pagamentos e começa a ser pago a partir do segundo semestre do ano dividindo os trabalhadores de acordo com o mês de seu aniversário.

Para não perder o benefício é preciso ficar atento no calendário PASEP quanto as datas de retirada, assim você garante o pagamento do seu abono salarial.

Pis Pasep Funcionário Público Quem Tem Direito
4.7 (94.25%) 1190 votes
  • MINHA MÃE É APOSENTADA ATUALMENTE, MÁS FOI FUNCIONARIA PUBLICA POR MUITOS ANOS E NUNCA RECEBEU PASEP ELA AINDA TERIA COMO REVER ESSE SEU DIREITO A RECEBER RETROATIVO?

  • Trabalhei como funcionária municipal desde 1984 no meu extrato bancário do banco do Brasil consta que tem cotas de 1985,86,87,88 e 89 tenho direito ao saque extra do PASEP

  • trabelhe como funcionaria publica em 2016 recebi o a bonus pasep 2017 e esse ano nao to conseguindo receber como faço

  • Olá,
    Meu nome é Gabriele e meu pai ele é professor de escolas estaduais. Gostaria de saber se ele pode receber?

  • Tenho PIS desde 1979 administrado pela CEF. Em 2009 passei a ser servidora pública federal. Agora fui verificar meu saldo para sacar a cota e a CEF me informou que agora possuo PASEP e devo procurar o BB. No site do Banco do Brasil ocorre erro e não consigo descobrir o valor da minha cota. Alguém sabe me informar como proceder?

  • BOM DIA. SOU FILHA MAIOR DE IDADE , SOLTEIRA. NUNCA RECEBI UM CENTAVO DO PASEP. MEU PAI FALECEU. MINHA MÃE TAMBÉM. A INFORMAÇÃO QUE ME DERAM NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA . É QUE NEM EU E NEM MINHA MÃE TERIAMOS DIREITO DE RECEBER O PASEP. E LA SE VÃO MAIS DE 15 ANOS. GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO CONCRETA. ESSA INFORMAÇÃO QUE O MINISTÉRIO ME DEU PROCEDE, UM ABRAÇO.

  • Sou servidora pública estou me aposentamdo por invalidez tenho direito em receber o pasep

  • Trabalhei em uma empresa privada durante seis anos. Passei em um concurso público municipal na årea de educação e anos depois foi solicitado o CNIS. Fui ao INSS solicitar o extrato previdenciário mas só constava o registro de contribuição do meu emprego anterior, porém do emprego público atual, nada. Tem algo errado?

  • Sou funcionária municipal procurei o Banco do Brasil agência e as informações do PASEP eram somente saque do ano de 2017e nada mais, procurei RH da prefeitura aguardando…sem informações

  • Acabei de ir para inatividade, trabalhei 30 anos P estado do Rio de janeiro no Corpo de Bombeiros militare tenho direito ao PASEP?

  • Boa tarde! No ano de 2017 estive de licença médica e retornei em outubro devido ao tratamento de câncer de mama. O meu PASEP é final 9, o qual começou o pagamento ontem (15/03) e o meu não veio. Gostaria de informações se não recebi porque fiquei muitos meses de licença saúde?

  • sou funcionaria na area. da educaçao, recebo salario minimo, fiquei de licença todo o ano de 2017 tenho direito de receber o PASEP?

  • Sou professor de dois municípios. Nunca tirei o Pasep. Algum dia poderei sacar algum valor do Pasep?

  • fiz uma cirugia em 2015/05,o inss ficou em greve so retornei em 03/2016 foi recebe e so tinha 469$ esta certo .

  • Trabalho há cinco anos como funcionário público três e meio contratado um e meio concursado e um contratado por outra prefeitura no mesmo ano quinto

  • eu trabalho na prefeitura faz 10 anos somenti agora eu recebi o pis eu recebo na carteira 820 reais sou ambulanceiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.