Bolsa de Estudo para Estrangeiros no Brasil Como Funciona

Hoje vamos falar sobre o processo de bolsa de estudo para estrangeiros, um programa realizado através do PEC-G.

PEC-G é a sigla para Programa de Estudantes-Convênio de Graduação que é um projeto ligado ao Ministério da Educação.

Através desse programa, jovens de países em desenvolvimento podem vir estudar no Brasil sem passar pelo vestibular ou ENEM.

Acredite! Há muitos estrangeiros interessados nos cursos de graduação oferecidos pelas universidades públicas brasileiras e através do PEC-G eles poderão estudar aqui.

Programa de Bolsa de Estudo para os Estrangeiros

O programa de bolsa de estudo para estrangeiros é voltado para jovens de outros países que tenham idades entre 18 e 25 anos.

Ter o ensino médio completo também é requisito para ter acesso às universidades. Mas não é só isso: apenas estudantes de países em desenvolvimento que tenham acordos educacionais com o Brasil.

A lista de países engloba nações de todos os Continentes, entre eles podemos citar: África do Sul, Angola, Argélia, Argentina, Benin, Barbados, Bolívia, Bolívia, Costa Rica, Cuba, China, Índia, Egito, Gabão, Gana, Mali, Marrocos, México, Nicarágua, Panamá Tailândia, Timor Leste, Venezuela e Uruguai e muitos outros.

Como Funciona a Bolsa de Estudo para Estrangeiros no Brasil

Interessados devem estar dispostos a participarem do processo seletivo que é realizado todos os anos pelo MEC.

A inscrição é feita sempre no final do primeiro semestre, interessados devem buscar as missões diplomáticas do Brasil ou repartições consulares.

Basta mostrar interesse no programa de bolsa de estudo para estrangeiros e apresentar o histórico escolar, além de um certificado de proficiência em Português.

Sim, saber o português é obrigatório, até porque os cursos de graduação serão ministrados nessa língua.

Instituições Participantes do Programa PEC-G

Entre as faculdades que oferecem bolsa de estudos para estrangeiros no Brasil temos: FESP – Faculdade de Engenharia de São Paulo, INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações (MG), FURG – Fundação Universidade do Rio Grande (RS), UFPA – Universidade Federal do Pará, UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e muitas outras.

Para ter a lista completa de instituições e cursos é preciso acessar o site oficial do PEC-G. Com a lista o estudante estrangeiro pode escolher o curso de sua preferência.

Depois de escolher e juntar os documentos necessários ele pode ir até o consulado do Brasil em seu país e se inscrever no processo seletivo.

Será o próprio consulado e suas repartições que irão fazer a pré-seleção dos jovens interessados em bolsa de estudos para estrangeiros.

Depois de selecioná-los, eles enviam os dados para os órgãos responsáveis e então os alunos são submetidos a testes de português para comprovarem o conhecimento no nosso idioma.

Onde Conseguir Informações sobre o PEC-G

Tudo o que você precisa saber sobre o programa de bolsa de estudos para estrangeiros no Brasil você encontra no site oficial do PEC-G.

Através desse portal você encontra informações como a lista completa de universidades, os documentos exigidos, a lista de cursos, o calendário e outros.

Interessados no PEC-G precisam começar a aprender português com antecedência, porque é o requisito que mais interfere na seleção é o grau de conhecimento no idioma.

Alguns alunos de países como a África do Sul, por exemplo, além de estudarem gratuitamente também ganham um salário mínimo para se manterem durante o curso.

Consulte essas informações no consulado mais próximo e veja quando estarão disponíveis as próximas inscrições para o programa de bolsa de estudos para estrangeiros no Brasil.

Bolsa de Estudo para Estrangeiros no Brasil Como Funciona
4.8 (96.73%) 49 votes
  • Ola bom dia.
    Sou Carlegue Elizeu Amadeu Residente em Moçambique-Africa estou lendo essa informação e achei muito importante e gostaria de fazer parte deste projecto ganhando uma bolsa de estudo para estudar no Brasil RJ,quero fazer a licenciatura no curso de ciências Biológica ou Laboratório para poder ajudar as pessoas necessitados aqui no meu país, gostaria de compartilhar a minha historia com vocês. Espero ansiosamente a vossa resposta.

  • Bom dia,

    Quais requisitos para adquirir uma bolsa de estudo na área de Contabilidade e Auditoria ?

    MC

  • ola eu sou juniorson jeune eu sou haitiano morro aui no brasil a mais de 5 anos e desde que eu cheguei aqui tenho um sonho de cursa numa faculdade brasileira teve a chance de iniciar esse sonho dois anos atras quando a faculdade pitagoras me deu a oportunidade de cursa 2 semestres na diciplina de engenharia de produçao mas infelizmente esse sonho duro pouco pois teve que tranca logo no segundo semestre porque a faculdade mudo de administrador e me obriga a pagar cerca de 800 reais por mes pra continuar… ate hoje estou na espera de que um dia terei de novo a oportunidade de seguir com meu sonho se voce puder me ajuda a realizar esse sonho serei muito grato que Deus lhe abençoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.