Exame Médico Admissional e Demissional Conheça as Regras

O exame médico ocupacional deve ser custeado pelas empresas na contratação e na demissão de seus funcionários.

A CLT garante que toda empresa é obrigada também a enviar seus profissionais periodicamente para realizar essas consultas, não devendo cobrar nenhum valor do trabalhador.

Há muitas regras sobre o exame médico ocupacional e você ficará sabendo mais sobre este tema neste artigo, quando vamos te mostrar os motivos e os benefícios desses exames para a empresa e também para os funcionários.

O que é Exame Admissional Médico

O exame médico admissional é realizado com o profissional que será contratado pela empresa.

Ele deve ser feito antes que o trabalhador assuma suas funções na empresa e deve avaliar as condições físicas de cada pessoa.

O clínico irá levantar o histórico de saúde do trabalhador e avaliar os riscos que ele ficará exposto durante o trabalho.

Além da parte física, o médico também faz uma análise mental e pode solicitar exames complementares antes de aprovar a contratação da pessoa.

Exame Médico Admissional e Demissional

Passar pelo exame admissional é importante para que o trabalhador possa trabalhar em segurança, sendo orientado sobre os riscos que pode correr.

Imagine você que irá trabalhar todos os dias cumprindo uma atividade em pé ou ainda que fique muitas horas do dia sentado.

Quem tem varizes ou pré-disposição para esse problema precisa ser avaliado para que seu quadro clínico não piore no desenvolver das atividades na empresa.

O exame médico serve tanto para mostrar para a empresa que você tem restrições, quanto para te preservar de desenvolver problemas de saúde com o passar dos anos.

Exame Demissional Quem Deve Fazer

Tão importante quanto o exame médico admissional é o demissional, feito quando o profissional é desligado da empresa.

Ele serve para avaliar se durante o período em que esteve na empresa o trabalhador sofreu danos físicos ou mentais.

Uma pessoa que trabalhou, por exemplo, como operador de telemarketing precisa passar pelo exame médico demissional para avaliar os possíveis danos à sua audição.

Claro que para cada tipo de profissão há um fator de risco, portanto os exames serão para identificar se o profissional sofreu ou não com esses riscos.

O exame irá dizer se o funcionário está apto ou não para o processo de demissão, sendo tão importante quanto o processo admissional.

Da mesma forma, a CLT determina que esta etapa é obrigatória e totalmente custeada pela empresa, jamais pelo profissional.

Qualquer quadro clínico desenvolvido pelo profissional no exercício da profissão será de responsabilidade da empresa e, portanto, o trabalhador que não for apto para a demissão terá que ser recontratado.

Quer entender o que é melhor, pedir demissão ou fazer acordo?

Exames Periódicos São Obrigatórios

Muitas empresas negligenciam, porém, os exames médicos periódicos devem ser realizados por todos os trabalhadores.

Acompanhar como anda a saúde do trabalhador ao longo dos anos exercendo a mesma atividade profissional é importante.

Todas as profissões devem passar por essas avaliações, para ver como o trabalho diário interfere na saúde do trabalhador.

É através dos exames periódicos que é possível acompanhar como o trabalho interfere, por exemplo, na postura do trabalhador, na audição, na visão e etc.

O período para o exame periódico é de 1 ano para trabalhadores expostos a riscos, para menores de 18 anos e maiores de 45 anos. Para os demais, o exame deve ser feito a cada dois anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *