FGTS em Atraso Como Saber se a Empresa Depositou o FGTS

Você sabe que o Fundo de Garantia é um direito do trabalho é que a empresa é obrigada a pagá-lo, certo? Então é importante aprender como saber se o FGTS em atraso ou se ele está sendo depositado corretamente todos os meses.

Para isso, é preciso ficar de olho no extrato que é enviado para sua casa a cada dois meses ou então acompanhar o extrato do FGTS mensalmente pela internet para ter certeza de que a empresa está depositando.

Quem Deve Pagar o FGTS e Qual Valor

O depósito do FGTS deve ser no valor de 8% do salário pago ao trabalho sem que haja desconto na folha de pagamento, ou seja, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma obrigação exclusiva da empresa contratante que não deve ser descontada do trabalhador.

Esse depósito deve ser pago até o dia 7 de cada mês e se o empregador não estiver depositando, ele pode ser denunciado na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) que é o órgão do governo responsável por fiscalizar as empresas o pagamento dos direitos trabalhistas. A empresa que não está em dia pode ser processada pelo trabalhador e até mesmo ser multada pelo Ministério do Trabalho.

FGTS em Atraso

 

Por isso é muito importante conferir o extrato, se notar que o FGTS em atraso ou com o valor diferente aos 8% do seu salário não deixe de conversar com o departamento de recursos humanos da sua empresa ou ir diretamente até a DRT formalizar a reclamação.

Infelizmente, muitas pessoas só notam o FGTS em atraso quando são demitidas e contam com o valor do Fundo de Garantia para quitar suas dívidas ou para se manter até encontrar um novo emprego.

Como Saber se o FGTS Está Atrasado

Para saber se o FGTS em atraso é preciso acompanhar os depósitos realizados na sua conta mensalmente. A Caixa Econômica envia o extrato do FGTS para o seu endereço e mostra o valor que a empresa depositou e o saldo com os rendimentos. Se você não sabe, o valor do FGTS é acrescido de correção monetária todo o dia 10 mais juros de 3% ao ano.

Faça as contas do valor do 8% do seu salário e veja se é o mesmo do deposito do FGTS, para acompanhar o pagamento mensal acesse o site da Caixa e veja os depósitos todo mês.

Acessar o site da Caixa Econômica é muito simples, basta entrar no link “Para Trabalhadores”, seguir para a área “FGTS” e clicar em “Consultar seu FGTS”. Para acessar a conta é preciso ter o número do seu PIS/PASEP e criar uma senha no site ou utilizar o número do seu Cartão Cidadão e a senha do mesmo.

Não deixe de acompanhar para ter certeza de que seu direito trabalhista está sendo pago, pois o FGTS em atraso prejudica muito o trabalhador que pode utilizar o saldo para comprar casa própria ou até mesmo para aposentadoria.

Perdeu sua carteira de trabalho? Saiba como tirar sua segunda via.

O Que Fazer Com FGTS Atrasado

Se ao acompanhar o saldo do FGTS pelas cartas ou pela internet você perceber que a empresa não está depositando nas datas corretas ou está deixando de pagar, não deixe de entrar em contato com os responsáveis pela empresa.

Caso não queiram te dar explicações ou dar uma resposta de quando você terá o deposito do FGTS normalizado, não deixe de reclamar no DRT. Não espere ter surpresas na hora de sacar o FGTS na Caixa Econômica, acompanhe os depósitos e verifique sempre os valores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments (3)

  1. Comeceia trabalhar em 2005.Pedi demissão em 2014 já se passaram 4 anos e até hoje não depositaram meu FGTS.
    Perdi meu direito, segundo o.Ministério do trabalho, tenho 2 anos para reclamar após esse período, não posso receber.
    Esse é o Brasil q eu não quero!!!!