FGTS Inativo 2017: Como Receber e Quem tem Direito

O Governo Federal liberou os valores do FGTS que estavam inativos. Cerca de dez milhões de duzentos mil trabalhadores poderão sacar o dinheiro que estiver bloqueado.

A notícia deixou os brasileiros contentes, pois os valores que serão liberados não poderiam ser sacados até que o trabalhador voltasse a trabalhar com registro em carteira – e depois fosse demitido sem justa-causa – ou apenas quando se aposentasse.

O Que Muda com a Medida Provisória
Como Consultar o Saldo de Contas Inativas
Contas Inativas de FGTS NÃO Terão Limites de Valores para Saques
Quando Poderei Sacar meu FGTS Retido?
Calendário do FGTS Inativo 2017
FGTS-Vale e FGTS-Petrobras Poderão ser Sacados?
Vale a Pena Sacar o FGTS Retido?
Tenho Dívidas Posso Sacar o FGTS Inativo?

Quem tem FGTS inativo poderá resgatar esse dinheiro e utilizá-lo como quiser, o que é muito bom para quem está sem emprego.

O Que Muda com a Medida Provisória

A medida provisória oferece ao trabalhador o direito de sacar o fundo de garantia que só seria entregue a ele depois de três anos sem trabalho com registro em carteira.
Aposentadoria ou compra da casa própria também permitiam a utilização do FGTS, mas não havia outra forma de sacar o valor.
Agora qualquer pessoa, ainda que não tenha os três anos de inativo, poderá sacar o valor disponível e utilizá-lo como bem quiser.

Como Consultar o Saldo de Contas Inativas

O FGTS inativo é quando a pessoa pede demissão de um emprego. O valor continua rendendo enquanto estiver parado no fundo e o trabalhador só poderia sacá-lo depois de ficar três anos sem registro.

Com a medida anunciada pelo presidente Michel Temer, a partir de 2017 todos os trabalhadores com valores retidos poderão sacá-lo.

Com essa medida R$ 30 bilhões serão injetados na economia brasileira, o que é muito bom para a economia brasileira que vive momentos de crise econômica e recessão.

FGTS Inativo 2017

Mas para poder saber se você faz parte do grupo de trabalhadores com valores a receber do FGTS, é preciso primeiramente consultar o saldo.

O governo oferece três formas de consultar o saldo do FGTS inativo. Anote:

  • Utilizar o Cartão Cidadão em uma agência ou caixa eletrônico da Caixa;
  • Utilizar o aplicativo do FGTS no seu smartphone ou tablet;
  • Acessar o site da Caixa tendo em mãos o número do seu PIS.

Quem tem o Cartão Cidadão e a senha consegue acessar o site da Caixa e até mesmo o aplicativo de forma muito mais simples, lembrando que o número deste cartão e o PIS são o mesmo.

Mas se você não tem o cartão, é fácil acessar o número do PIS consultando sua carteira de trabalho. Outra forma de achar esse número, é acessar o site do DataPrev e seguir as instruções.

Caso queira consultar seu extrato do FGTS, entenda aqui.

Contas Inativas de FGTS NÃO Terão Limites de Valores para Saques

Outra boa notícia para quem está com o FGTS inativo é que não haverá limites para saques. Não importa o valor que você tem disponível, poderá sacar tudo o que estiver na sua conta.

No primeiro momento o governo chegou a pensar em liberar apenas R$ 1 mil do valor disponível em contas com até 10 salários mínimos, mas no final das contas os limites não foram estipulados na medida provisória final.

Essa informação é muito importante para quem está com dívidas ou quem precisa de um valor para investir como quiser diante da recessão econômica que fez tantas pessoas perderem o emprego nos últimos meses.

Se esse é o seu caso, saiba que poderá sacar o quanto quiser do FGTS inativo, um benefício que para muitos demoraria muitos anos para receber e que agora estará disponível para saque a partir de 2017.

Quando Poderei Sacar meu FGTS Retido?

E por falar em saque é preciso dizer que no presente momento está disponível apenas a consulta, o governo irá disponibilizar um calendário de pagamento do FGTS inativo.

As datas serão informadas em postos como Caixas Lotéricas, agências da Caixa e outros pontos de informação com os prazos de saque.

A previsão do governo federal é ir liberando aos poucos os valores retidos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Calendário do FGTS Inativo

Não há datas estabelecidas até o momento, mas o governo já informou que o calendário para saque do FGTS inativo será de acordo com a data de nascimento dos trabalhadores.
Até o início de fevereiro já teremos o calendário com as datas de pagamento, onde cada trabalhador poderá saber o dia em que poderá exigir o saque do seu FGTS.

FGTS-Vale e FGTS-Petrobras Poderão ser Sacados?

Há muitas dúvidas sobre o FGTS inativos e uma delas é sobre o saque do FGTS-Vale e FGTS-Petrobras. Para quem investiu o FGTS em ações da Vale ou Petrobras o FGTS inativo não estará disponível para saques. Até porque, o valor não está mais no fundo e sim investido nas ações dessas empresas.

Quem optar em transferir os valores do FGTS-Vale e FGTS-Petrobras para a conta normal do Fundo de Garantia não terá o valor contado como “inativo” e sim como conta ativa. Nesses casos, os saques só serão liberados em caso de demissão sem justa-causa, aposentadoria ou para compra de imóveis.

Vale a Pena Sacar o FGTS Retido?

Por muito tempo o FGTS foi considerado como um ótimo investimento, pois os valores são guardados na conta e rendem juros todos os meses. Mas hoje podemos ver que o FGTS rende menos que a poupança e que com bons conhecimentos em finanças pessoais é possível aplicar o valor e ter muito mais rendimento.

Sendo assim, podemos dizer que vale a pena sim sacar o FGTS inativo, independentemente do valor que estará disponível para você, é possível aplicar em qualquer outro investimento – inclusive a poupança – e ver esse valor render muito mais.

Se você é um dos contemplados e não sabe se irá ou não sacar o valor, saiba que com ele é possível quitar dívidas, investir em uma empresa, aprender sobre bolsa de valores, aplicar na poupança, conhecer fundos de investimentos, tesouro direto e outras fontes de rendimento mais interessantes.

Tenho Dívidas Posso Sacar o FGTS Inativo?

Se você já está endividado e com o nome sujo, vale a pena utilizar esse valor para quitar suas contas.

Cartão de crédito e crédito especial devem ser sua prioridade, pois são os serviços financeiros com juros maiores. Quem deve financiamento de imóveis, consegue utilizar esse valor do FGTS inativo para quitar a dívida e abater do valor total da dívida.

Para as dívidas de financiamento de automóveis é preciso negociar para tentar baixar os juros. Com o dinheiro em mãos será muito mais fácil negociar e brigar para pagar os menores juros.

Essa oportunidade de poder sacar o FGTS inativo será uma alternativa interessante para muitos brasileiros que estão endividados e contarão com estes valores para regularizar suas vidas.

Quem está com o nome sujo poderá sacar sim o benefício, créditos restritos não impedirão você de usufruir de algo que é seu por direito.

Aliás, a medida provisória tem como objetivo restabelecer o poder de compra do brasileiro do que tem sofrido com a falta de emprego e com a inflação que tem aumentado o valor dos serviços básicos, levando milhões de trabalhadores para a lista de mal pagadores.

Com o saque do FGTS é possível reaquecer o mercado e quem sabe contribuir para diminuir em partes a recessão que o país está passando nos últimos anos.

Consulte então se você tem o FGTS inativo e aproveite esse benefício para quitar suas contas e quem sabe fazer investimentos realmente lucrativos com rendimentos maiores que o Fundo de Garantia pode oferecer.

2 comentários em “FGTS Inativo 2017: Como Receber e Quem tem Direito”

  1. Para sacar o fgts inativo eu posso usar o cartão cidadão nos caixas eletrônicos ou eu tenho que ir até uma agência e apresentar os documentos da demissão?

    Responder

Deixe um comentário