Jovem Aprendiz Como Funciona e Programa

Jovem Aprendiz é um programa de primeiro emprego para jovens com idade entre 14 e 24 anos, veja quem pode participar e como se cadastrar.


O programa Jovem Aprendiz é uma grande porta de entrada de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho. Além da oportunidade de primeiro emprego este programa ainda oferece aos aprendizes um curso profissionalizante passando conhecimentos relacionados ao trabalho e cidadania que serão usados ao longo de toda a sua vida profissional.Quem programa pelo Jovem Aprendiz precisa encontrar empresas que oferecem vagas dentro desse programa. É importante dizer que há muitas grandes empresas que contratam aprendizes, mas companhias médias e pequenas também oferecem essas vagas, vale a pena pesquisar na sua região.

NEURO CAPS

Quem pode Participar do Jovem Aprendiz

As oportunidades servem para estudantes de 14 a 24 anos, mas cada às empresas definir o perfil do Jovem Aprendiz, determinando a idade mínima e máxima e outros fatores como as condições socioeconômicas. Há empresas como a Caixa Econômica Federal, por exemplo, que só contrata jovens alunos da rede pública que sejam membros de família de baixa renda. Já o Itaú exige apenas que o aluno frequente a rede pública de ensino.

Jovem Aprendiz Como Funciona

Para saber se você tem o perfil, consulte os pré-requisitos fixados pela empresa onde você deseja se tornar um aprendiz e veja todas as exigências que são feitas.

Quanto Ganha um Aprendiz

O Jovem Aprendiz recebe uma bolsa mensal, algumas empresas oferecem um salário mínimo ao aprendiz, mas este valor pode variar para mais ou para menos dependendo da empresa. Benefícios como vale-transporte, vale-alimentação e seguro de vida são oferecidos por algumas empresas.

 

Mas o Jovem Aprendiz também recebe um curso profissionalizante como benefício, neste curso o aluno irá aprender sobre a atividade desenvolvida pela empresa contratante e ainda terá aulas de assuntos variados, como cidadania e outros que colaborarão para o desenvolvimento profissional e pessoal do aprendiz.

Outra forma de saber a média salarial de um Jovem Aprendiz é buscando informações no site do Ministério do Trabalho que trás diversas informações sobre o assunto salário de jovem aprendiz.

Como Participar do Programa Jovem Aprendiz

A maioria das empresas que contratam pelo Jovem Aprendiz possui uma área exclusiva em seu site para receber as inscrições do programa Jovem Aprendiz, entre as empresas que oferecem cadastro online para os aprendizes podemos citar Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Itaú.

Modelos de Currículo para Jovem Aprendiz

Mas existem outras empresas e ONGs que podem te ajudar a encontrar uma oportunidade como esta. Entre elas podemos citar o CIEE, uma das maiores agências de estágio do país que também faz o recrutamento para este programa de aprendizes. O cadastro no CIEE é gratuito.

O Jovem Aprendiz pode escolher também uma ONG de sua região, instituições que  comprometem a ajudar profissionais a encontrarem emprego ou ainda se dirigir pessoalmente até a empresa para enviar um currículo.

Mas o principal item para quem quer participar é a força de vontade e garra para buscar uma vaga no mercado de trabalho que está tão concorrida.

Desde jovem já passamos por diversas seleções e se você não mostrar empenho e vontade o recrutador já vai te dispensar nos primeiros testes. Mostre toda sua vontade de trabalhar e ajudar a empresa da sua melhor forma possível, isso lhe dará ótimos pontos com o recrutador que olhará para você com uma ótima visão sobre seu empenho profissional.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.