Menor de idade pode trabalhar? Quais requisitos

O trabalho é uma das coisas mais necessárias para que o ser humano tenha dignidade e, claro, para que suas despesas sejam cobertas. É por causa disso que a maioria das pessoas é incentivada a encontrar um bom emprego e que elas se preparam para isso fazendo cursos e faculdades.

Porém, como funciona hoje em dia o trabalho para menores de idade? Eles podem trabalhar?

Há décadas, era normal que as crianças trabalhassem e que tivessem responsabilidades profissionais iguais às dos adultos, mas isso mudou e existem regras rígidas para que menores de idade possam trabalhar.

 

Pode trabalhar ou não?

Se o menor de idade tem a partir de 16 anos, ele pode trabalhar; porém, antes disso e a partir dos 14 anos, a única opção para esse menor de idade é ser jovem aprendiz, que não se submete a CLT, mas sim à Lei de Aprendizagem.

Uma pessoa que tem 16 anos, mas que ainda está matriculada na educação básica deve procurar ocupação como jovem aprendiz. Neste caso, ele receberá uma bolsa auxílio e só poderá trabalhar por 6 horas diárias; muitos empregadores também são generosos com os benefícios para jovens aprendizes.

É importante salientar que os estudantes podem ser aprendizes até os 24 anos: muitos acabam se atrasando para terminar a educação básica e fazem supletivo, estando nesse ciclo ainda mesmo após adulto. 

Quais são os requisitos?

Depende: se a pessoa se candidata a Jovem Aprendiz, a empresa não vai solicitar grande experiência por saber que ela não existe. Sendo assim, o que pesará efetivamente será a simpatia, a sua comunicação, se essa pessoa tem cursos extracurriculares, etc.

Geralmente, os requisitos para os menores que se candidatam a Jovem Aprendiz são mínimos: nem o conhecimento de Informática é questionado, muitas vezes, porque várias crianças não têm condições de manusear frequentemente um computador.

Esses mesmos requisitos também podem contar quando a vaga de emprego é “comum”, submetida a CLT.  Contudo, o recrutador poderá colocar a experiência dentre os requisitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *