HomeDicasModelos de currículo Pronto para 2021 – Preencher, Download, Atualizados
Modelos de currículo Pronto para 2021 – Preencher, Download, Atualizados
A elaboração de um currículo tornou-se uma tarefa tão cotidiana que muitas pessoas nem mesmo se atentam para o fato de haver diversos modelos. Inclusive, a maioria dos trabalhadores nem mesmo considera que exista um tipo de currículo ideal para cada tipo de vaga de emprego.
Contudo, é fundamental começar a dar mais atenção para esse documento, porque ele tem a responsabilidade de levar ao recrutador as primeiras informações de cada candidato.
Para quem acha que preparar currículo é uma coisa complicada, cabe esclarecer que basta deixar vários currículos prontos, cada um com as especificações que se adequam mais ao tipo de vaga a ser concorrida.
Por exemplo: quem está interessado em mais de uma vaga de emprego pode fazer um currículo para cada, utilizando o mesmo modelo e deixando-os salvos.
O fato é que, mesmo dando trabalho, é muito importante tomar todo o cuidado com a preparação do currículo, caprichando em sua linguagem, na forma de estrutura-lo e no tipo de informação que será colocado.
Por que é necessário que o currículo seja bem-feito?
O currículo feito com capricho traz muitos benefícios aos trabalhadores e o coloca um passo à frente no processo seletivo, não importando se é para uma empresa grande ou para um comércio de bairro.
Quando o recrutador olha para o currículo bem-feito, com boa estrutura e sem erros de Português, a imagem que ele faz do candidato à vaga é muito melhor.
Para os recrutadores, caprichar na preparação de um currículo acaba por demonstrar que esse candidato é uma pessoa que está levando a sério a busca por um trabalho e que tem a intenção de se esforçar, desempenhando bem a sua função.
Por outro lado, sempre que os recrutadores se deparam com um currículo que está mal organizado e que não foi revisado ou não traz informações adequadas, a ideia que eles têm é de que esse trabalhador é desleixado e não tem maturidade ou responsabilidade para estar na sua empresa.
Quando se trata de vagas de primeiro emprego ou para jovem aprendiz, é comum que os recrutadores sejam um pouco mais tolerantes porque os candidatos são inexperientes.
Entretanto, quando o currículo em questão é de alguém com mais idade e que já trabalhou antes, há mais rigor e quem não faz um currículo bom acaba por ser dispensado do processo seletivo.
Por isso, o cuidado e a atenção ao fazer um currículo precisam ser prioridade em quem está concorrendo a um emprego, não importando de que tipo seja ele.
Erros mais comuns nos currículos
Alguns equívocos são bastante comuns quando o assunto é preparar um currículo e os candidatos a quaisquer vagas precisam garantir que o seu não os apresente:
Colocar objetivos em excesso
Os currículos precisam ser personalizados para cada vaga; caso contrário, o recrutador vai “entender” que nem você mesmo sabe para que tipo de cargo está mais capacitado.
O ideal é que cada currículo tenha apenas um objetivo; em casos excepcionais, que seja, dois. Mais do que isso acaba por deixá-lo geral demais e fica difícil até mesmo para o recrutador decidir em que tipo de seção ele será arquivado.
Colocar informações falsas
É bem difícil encontrar alguém que tenha falado sempre 100% de verdade quando prepara um currículo, mas isso é muito importante.
A ideia de mentir em um currículo acaba sendo prejudicial para o próprio candidato porque, na eventualidade de ele ser contratado, não conseguirá desempenhar a vaga como o esperado porque não tem as devidas qualificações.
O pior é que, além da possibilidade de você perder o seu emprego, você pode continuar na empresa, mas com os olhares reprovadores do gestor e sem que eles confiem mais em você.
Colocar informações demais no currículo
Na ânsia de chamar a atenção dos gestores, muitas pessoas acabam colocando informações desnecessárias nos currículos, fazendo com que eles fiquem maçantes.
A primeira coisa que se deve saber é que um currículo com várias e várias páginas não vai impressionar o recrutador, até mesmo porque ele não lerá tudo.
Em contrapartida, um currículo mais enxuto, mas que traga experiências e formações diretamente relevantes para a vaga em questão, vale muito mais.
Não fazer uma revisão
Os erros de Português tiram toda a credibilidade do currículo e faz com que, em muitos casos, o candidato nem mesmo seja considerado para as etapas de processo seletivo. Sendo assim, não se deve subestimar a correção oferecida pelo Word e, se possível até pedir para alguém que entenda de Língua Portuguesa fazer uma leitura.
Diferenças nos modelos de currículos
Há muitos modelos de currículo e cada um deles é indicado para um tipo de candidato: pode ser para profissionais, para primeiro emprego, para estágio e para trainee.
Em cada um desses tipos de currículo existe o foco em algumas informações específicas e é indispensável escolher bem o modelo para salientar o que se tem de mais interessante e, assim, chamar a atenção do recrutador.
Faça AGORA Download de modelos
Os currículos tradicionais são os indicados a que está procurando emprego efetivo ou temporário, mas já é mais velho e tem certa experiência no mercado de trabalho.
1 – Modelos padrão Básico
Serve para a maioria dos perfis de profissionais, selecionamos 2 modelos para você preencher aquele que mais te agrada.