Pis Pasep Funcionário Público Quem Tem Direito

Você conhece o PIS PASEP, mas sabe a diferença entre as duas siglas? Enquanto o PIS é voltado para funcionários de empresas privadas, o PASEP é exclusivamente para servidores públicos.

Índice

Quem Pode Receber o PIS?

Quanto Eu Recebo de Abono Salarial?

Como Receber o PIS esse Ano?

Outra diferença é que o PIS é pago pela Caixa Econômica e os funcionários públicos recebem pelo Banco do Brasil.

Quem Pode Receber o Pis Pasep

As regras dos programas PIS PASEP são as mesmas e determinam quem é o trabalhador que receberá este benefício anual.

Para poder receber o abono salarial é preciso ter o seguinte perfil:

  • Receber renda mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Estar cadastrado no PIS PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Estar com os dados cadastrados corretamente no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Essas são as regras para o pagamento do abono salarial que contempla o trabalhador com até um salário mínimo extra.

Pis Pasep Funcionário Público

Mas antes de contar com o salário extra é preciso ficar de olho nas novas regras determinadas pelo governo. Elas alteraram a forma como o PIS PASEP é pago na conta bancária dos trabalhadores.

Antes todos que possuíam o perfil acima recebia o abono salarial no valor de um salário mínimo. Agora as regras são outras e o trabalhador do serviço público ou privado poderá receber bem menos.

Veja como saber se já recebeu o PIS, clique aqui.

Quanto Eu Recebo de Abono Salarial PASEP

Para calcular o valor do seu PIS PASEP é preciso fazer um cálculo semelhante ao pagamento de férias e 13º. O valor do salário é dividido pelos meses do ano e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados.

Sendo assim, quem trabalhou menos de 12 meses no ano-base, irá receber menos de um salário mínimo. Por isso é bom não fazer planos para este dinheiro.

Vale a pena fazer o cálculo que é bem simples: divida o valor do salário mínimo por 12 e multiplique pelos meses que você trabalhou no ano passado.

Se você trabalhou por sete meses, a conta será: salário mínimo % 12 x 7. Com base no valor do salário de 2016 o seu abono salarial do PIS PASEP 2016 seria de R$ 513,33.

Esse será o valor do PASEP do funcionário público que trabalhou sete meses no ano de 2015 neste exemplo que usamos para te mostrar como calcular.

Como Receber o Pis Pasep Esse Ano

Para receber o abono salarial do PIS PASEP é preciso ter conta no Banco do Brasil para funcionários públicos, pois o benefício será depositado na sua conta corrente.

Para acompanhar o depósito você pode utilizar o site do banco e fazer a consulta para saber se o valor já está disponível para saque. Assim como o PIS, o PASEP segue um calendário de pagamentos e começa a ser pago a partir do segundo semestre do ano dividindo os trabalhadores de acordo com o mês de seu aniversário.

Para não perder o benefício é preciso ficar atento no calendário PASEP quanto as datas de retirada, assim você garante o pagamento do seu abono salarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments (22)

  1. Trabalho há cinco anos como funcionário público três e meio contratado um e meio concursado e um contratado por outra prefeitura no mesmo ano quinto

  2. Boa tarde! No ano de 2017 estive de licença médica e retornei em outubro devido ao tratamento de câncer de mama. O meu PASEP é final 9, o qual começou o pagamento ontem (15/03) e o meu não veio. Gostaria de informações se não recebi porque fiquei muitos meses de licença saúde?

  3. Sou funcionária municipal procurei o Banco do Brasil agência e as informações do PASEP eram somente saque do ano de 2017e nada mais, procurei RH da prefeitura aguardando…sem informações

  4. Trabalhei em uma empresa privada durante seis anos. Passei em um concurso público municipal na årea de educação e anos depois foi solicitado o CNIS. Fui ao INSS solicitar o extrato previdenciário mas só constava o registro de contribuição do meu emprego anterior, porém do emprego público atual, nada. Tem algo errado?

  5. BOM DIA. SOU FILHA MAIOR DE IDADE , SOLTEIRA. NUNCA RECEBI UM CENTAVO DO PASEP. MEU PAI FALECEU. MINHA MÃE TAMBÉM. A INFORMAÇÃO QUE ME DERAM NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA . É QUE NEM EU E NEM MINHA MÃE TERIAMOS DIREITO DE RECEBER O PASEP. E LA SE VÃO MAIS DE 15 ANOS. GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO CONCRETA. ESSA INFORMAÇÃO QUE O MINISTÉRIO ME DEU PROCEDE, UM ABRAÇO.

  6. Tenho PIS desde 1979 administrado pela CEF. Em 2009 passei a ser servidora pública federal. Agora fui verificar meu saldo para sacar a cota e a CEF me informou que agora possuo PASEP e devo procurar o BB. No site do Banco do Brasil ocorre erro e não consigo descobrir o valor da minha cota. Alguém sabe me informar como proceder?

  7. trabelhe como funcionaria publica em 2016 recebi o a bonus pasep 2017 e esse ano nao to conseguindo receber como faço

  8. Trabalhei como funcionária municipal desde 1984 no meu extrato bancário do banco do Brasil consta que tem cotas de 1985,86,87,88 e 89 tenho direito ao saque extra do PASEP

  9. MINHA MÃE É APOSENTADA ATUALMENTE, MÁS FOI FUNCIONARIA PUBLICA POR MUITOS ANOS E NUNCA RECEBEU PASEP ELA AINDA TERIA COMO REVER ESSE SEU DIREITO A RECEBER RETROATIVO?