Requisitos para ser um aprendiz em 2021

Faz alguns anos que a contratação na modalidade jovem aprendiz foi criada e ela serve para dar espaço aos estudantes da educação básica que querem começar a trabalhar, mas sem deixar a escola.

Na verdade, o programa Jovem Aprendiz serve para assegurar que os estudantes estejam em um ambiente seguro e aprendendo mesmo quando não estão no seu período escolar. É claro que com o benefício de criar experiência profissional.

Todas as empresas precisam ter um quadro de colaboradores com uma parte sendo de jovens aprendizes: no mínimo, precisa ser 5%.

Contudo, é claro que há requisitos para ser contratado nessa modalidade: alguns são definidos pelo governo federal e outros são comuns aos recrutadores.

 

Requisitos oficiais

De acordo com a lei, os jovens aprendizes precisam ter matrícula ativa na educação básica e ter de 14 a 24 anos. Entretanto, pessoas com deficiências diversas podem se candidatar a jovens aprendizes mesmo ultrapassando essa idade.

Também é preciso que haja frequência às aulas, ou seja, estudantes que têm uma matrícula ativa, mas que estão sem ir à escola por muito tempo serão recusados como jovens aprendizes.

 

Requisitos secundários que as empresas usam

Uma vez que vários candidatos a jovens aprendizes enviam os currículos e todos eles estão de acordo com os requisitos oficiais, entram em cena os requisitos secundários.

Um deles é a quantidade de notas vermelhas existentes no histórico escolar, além da disponibilidade de horário e da performance na entrevista.

Candidatos a jovem aprendiz que são mias comunicativos, que falam o mais corretamente possível e que são simpáticos têm maiores probabilidades de serem escolhidos.

Por outro lado, aqueles que respondem com monossílabos, que falam muitas gírias ou que erram muito no Português são menos escolhidos.

A apresentação pessoal dos possíveis jovens aprendizes também é incluída nos critérios secundários das empresas. Por isso, é fundamental apostar em uma roupa bem limpa e também escovar bem os dentes, tomar banho e apresentar-se o mais arrumado possível.

Também se deve lembra de não usar bermudas, decotes, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *