Seguro desemprego 2020 – veja como irá funcionar

O Seguro Desemprego é um benefício trabalhista muito importante e que grande parte dos trabalhadores possuem direito quando saem do emprego, desde que atendam a todos os requisitos necessários. Para o ano de 2020, o seguro possui algumas mudanças e alterações que todos os trabalhadores devem estar cientes, para que possam solicitar o benefício quando necessitarem.

É importante que estejam por dentro das regras, como ele funciona e quais são as mudanças, para evitar qualquer tipo de surpresa na hora de pedir o seguro desemprego. A seguir, confira todas as novidades sobre o seguro desemprego 2020.

Entenda o que é o seguro desemprego

O Seguro Desemprego é um benefício trabalhista oferecido pelo governo federal aos trabalhadores. Todos os recursos do seguro são retirados do Fundo de Amparo ao Trabalho, chamado de FAT. O objetivo do seguro desemprego é auxiliar o trabalhador que acabou de ser demitido sem justa causa.

Dependendo do tempo de serviço e de quantas vezes você já solicitou o seguro, é definida a quantidade de parcelas que você receberá. O seguro pode ser solicitado pelo próprio trabalhador, desde que ele atenda aos requisitos e tenha em mãos os documentos que devem ser apresentados.

Mudanças sobre o Seguro Desemprego 2020

O Seguro Desemprego é um auxílio temporário aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. O auxílio passou por algumas alterações para continuar sendo oferecido a partir do ano de 2020.

Para poder solicitar o seguro desemprego 2020, os trabalhadores precisam atender uma série de requisitos que foram criados pelo governo federal. Por exemplo, para ter direito ao seguro, o trabalhador deve ter exercido sua atividade por, no mínimo, 12 meses (isso se for a sua primeira solicitação). Caso o trabalhador já tenha solicitado uma vez e essa seja a segunda, o tempo mínimo de trabalho necessário é de 9 meses. Se for solicitar pela terceira vez, o tempo mínimo exigido é de 6 meses.

Na primeira solicitação, se trabalhou de 18 a 23 meses, receberá 4 parcelas. Se trabalhou a partir de 4 meses, recebe 5 parcelas. Na segunda solicitação, recebe 3 parcelas se teve 11 meses de serviço; 4 parcelas se foi de 12 a 23 meses de serviço; e 5 parcelas a partir de 24 meses de serviço.

Na terceira solicitação, se trabalhou de 6 a 11 meses, recebe 3 parcelas. Se trabalhou de 12 a 23 meses, recebe 4 parcelas e, por último, se trabalhou a partir de 24 meses, recebe 5 parcelas.

Valor do seguro desemprego 2020

O valor que você receberá no seguro desemprego vai depender de vários fatores. Você deve levar em conta o valor dos 3 últimos salários que recebeu, a quantidade de meses que trabalhou e se já pediu ou não o benefício nos últimos 36 meses.

Se o salário médio do trabalhador for de até R$1.480,25, o indicado é multiplicar o valor por 0.8%. A tabela completa pode ser facilmente encontrada na internet para todos os trabalhadores que desejem saber o valor do seguro desemprego 2020. Esse valor receberão em cada parcela.

Gostaram das informações pessoal?

Dúvidas podem deixar nos comentários.

You May Also Like

About the Author: admin2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *