SISU ENEM Vagas Ofertadas, Notas e Resultados

O SISU é a sigla para Sistema de Seleção Unificada, uma forma informatizada do Ministério da Educação (MEC) para oferecer vagas em instituições públicas para alunos que fizeram o ENEM.

Você deve ter percebido como a cada ano aumenta a quantidade de candidatos interessados em prestar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O que antes era usado para avaliar a qualidade do ensino, agora oferece vagas em universidades públicas sem precisar de vestibular.

Como Se Inscrever no SISU

Para te ajudar a entender como funciona esse sistema, vamos te passar as informações básicas sobre o SISU e como você pode se candidatar as vagas oferecidas.

O SISU recebe inscrições de candidatos que fizeram ENEM no ano anterior ao de entrar para a faculdade.

Por exemplo, candidatos de 2017 devem apresentar a nota do ENEM 2016.

A nota que conta é a da redação, então o aluno não pode ter tirado zero para poder participar do processo de vagas em instituições públicas.

Mas algumas universidades possuem total liberdade para determinar uma nota mínima para aceitar inscrições. Nesses casos, ganha os candidatos com melhores notas.

SISU ENEM Vagas Ofertadas

A inscrição é bem simples, o candidato deve apresentar até duas opções de cursos disponíveis no sistema.

As universidades participantes do programa informam quais são os cursos com vagas e os interessados podem optar pelas vagas de ampla concorrência, ou vagas reservadas, ou ainda vagas para políticas afirmativas.

O sistema do SISU vai selecionar automaticamente os candidatos que serão classificados com base em suas notas no ENEM.

Não há vestibular e nem qualquer outro tipo de avaliação, tudo é feito através do sistema logo após o prazo de inscrição.

Informações Adicionais

Em caso de empate, o sistema irá considerar a maior nota na redação, ou a maior prova nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; ou ainda a maior nota em  Matemática e suas Tecnologias.

Se ainda assim não for possível classificar por desempate, serão usadas a maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou a maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O resultado do SISU já irá chamar os alunos classificados para efetuarem a matrícula, por isso fique atento com as datas.

Quem não efetua a matrícula dentro do prazo perde a vaga e uma nova classificação será feita para que outro aluno seja aprovado e possa se matricular no seu lugar.

O cronograma divulgado pelo SISU oferece as informações e datas sobre matrículas, leia atentamente no ato da sua inscrição e anote as datas para não perder o dia de matrícula.

SISU e Prouni São Programas Diferentes

Muitos candidatos ficam em dúvida sobre os programas SISU e Prouni.

O SISU oferece vagas apenas para universidades públicas. Há uma lista com as universidades participantes desse sistema para que você conheça onde poderá estudar caso seja classificado.

Já o Prouni é um programa de bolsa de estudos em universidades particulares, onde o aluno recebe bolsa integral ou parcial para realizar o curso.

O candidato interessado em entrar para o ensino superior pode optar pelos dois programas e, ao receber o resultado, pode escolher entre entrar para uma instituição pública ou privada.

Quem já está matriculado em um dos sistemas e quiser participar do processo para mudar de instituição também pode, mas deve estar ciente de que terá que escolher uma das instituições de ensino.

Faça sua inscrição pelo link http://sisu.mec.gov.br/

You May Also Like

About the Author: admin2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *